Futsal de Primeira

BR: Brasil é o país com maior número de títulos em Copas do Mundo de Futsal

03 de setembro de 2021 às 20:00:47


Foto: FIFA - Brasil Campeão Mundial 2012

Em dez edições já realizadas do torneio, a Seleção Brasileira administrada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) foi campeã sete vezes, nos anos de 1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

A equipe verde e amarela, também conquistou dois vice-campeonatos, em 1988 e 2000, além de uma terceira colocação, no ano de 2004.

O mundial de futsal teve início em 1982 e foi sediada pela primeira vez em São Paulo. Além do Brasil – que se sagrou campeão – participaram outros nove países: Paraguai, Costa Rica, Itália, Uruguai, Bolívia, Argentina, Japão, Colômbia e Tchecoslováquia.

As três primeiras edições da copa do mundo foram organizadas pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), extinta em 1989. Desde então, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) passou a administrar os campeonatos de futsal.

A partir do ano de 1992, os mundiais de futsal da FIFA passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos, seguindo o mesmo modelo adotado para o futebol. O Brasil segue como favorito na competição, vencendo também em 2012, no torneio que aconteceu na Tailândia, entre os dias 1° e 18 de novembro.

Primeiro título mundial

O primeiro título mundial do Brasil no futsal foi obtido em 06 de junho de 1982, com a presença de mais de 12 mil espectadores, que lotaram o ginásio do Ibirapuera. A Seleção Brasileira garantiu o campeonato com a vitória de 1 a 0 contra o Paraguai.

Bolas de Ouro

Por cinco anos, o Brasil obteve o prêmio Bola de Ouro, para o melhor jogador da Copa do Mundo de Futsal: 1992 (Jorginho), 1996 e 2000 (Manoel Tobias), 2004 e 2008 (Falcão).

Seleção Brasileira

Administrada pela CBFS a Seleção Brasileira de Futsal masculina foi criada em 1969, ao longo de sua história, já conquistou 56 títulos internacionais, além das vitórias em Copas do Mundo, a seleção coleciona doze Campeonatos Sul-Americanos (Organizado pela CONMEBOL), sendo o Brasil campeão de todos os torneios já realizados neste formato, bem como os títulos da Copa América, Pan-Americano, do Grand Prix e a primeira medalha olímpica do Futsal, sendo o Brasil o primeiro campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude.

Neste ano de 2021, o mundial da FIFA acontecerá entre os dias 12 de setembro e 4 outubro na Lituânia, tendo a Argentina como a atual campeã da competição, já que conquistou em 2016 diante da Russia.

A Seleção Brasileira está na Europa para a preparação do Mundial, realizando amistosos com as seleções da Polônia e Servia. O primeiro compromisso diante da Polônia, a seleção saiu com a vitória por 4x1. Sábado 04/09 a Seleção Brasileira fará o seu segundo amistoso contra a Polônia, já nos dias 6 e 8/09 o compromisso é contra a Servia.

Em 04/08 o técnico Marquinhos Xavier realizou uma entrevista coletiva para a apresentação dos jogadores que farão parte do plantel: Goleiros: Guitta - Sporting-POR, Djony - Magnus, Willian - JEC/KRONA. Fixos: Rodrigo - Magnus, Marlon - Palma-ESP, Lé - Corinthians. Alas: Arthur - Benfica-POR, Leonardo - Magnus, Dyego - Barcelona-ESP, Leandro Lino - Magnus, Bruno - Ukhta-RUS, Gadeia - ElPozo-ESP. Pivôs: Ferrão - Barcelona-ESP, Pito - Barcelona-ESP, Rocha - Carlos Barbosa e Dieguinho - JEC/KRONA.

Dono de sete títulos mundiais, cinco na Era Fifa, o Brasil está no Grupo D, ao lado de República Tcheca, Panamá e Vietnã. A estreia do Brasil será no dia 13 de setembro, contra o Vietnã, às 11h (de Brasília). Confira abaixo os grupos:

Grupo A: Lituânia, Costa Rica, Cazaquistão e Venezuela

Grupo B: Rússia, Egito, Guatemala e Uzbequistão

Grupo C: Portugal, Tailândia, Ilhas Salomão e Marrocos

Grupo D: Brasil, República Tcheca, Panamá e Vietnã

Grupo E: Espanha, Paraguai, Japão e Angola

Grupo F: Argentina, Irã, Sérvia e Estados Unidos

Marcado inicialmente para 2020 e adiado em função da pandemia do novo coronavírus, o Mundial da Lituânia será disputado em três cidades. Na primeira fase, o Brasil jogará seus três jogos em Klaipėda. As demais sedes da Copa do Mundo FIFA são Vilnius, a capital do país, e Kaunas, que receberá a abertura e a final da competição.

A Copa do Mundo FIFA 2021 terá uma participação de 24 seleções. Avançam às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os quatro melhores terceiros, acompanhe os jogos da Seleção Brasileira de Futsal ao vivo na Globo e Sportv.

Os jogos do Brasil na 1ª fase:

13 de setembro - Brasil x Vietnã

16 de setembro - Brasil x República Tcheca

19 de setembro - Brasil x Panamá

Fonte:  Assessoria de Imprensa CBFS

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .