Futsal de Primeira

BR: Capitão da seleção, Rodrigo diz que gestão da CBF muda o rumo do futsal

09 de abril de 2021 às 08:34:21


Um dos principais articuladores de mudança no controle da seleção de futsal, fixo campeão do mundo em 2012 está animado: "Esperamos uma estrutura melhor"

Às vésperas da Copa do Mundo de futsal - programada para ser disputada em setembro, na Lituânia -, a seleção brasileira terá uma mudança significativa fora de quadra. Desde a última quarta-feira, a gestão das seleções masculina e feminina é feita pela CBF, que assume o posto da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Em crise financeira e com dificuldades para conseguir novos patrocinadores e até mesmo para bancar amistosos, viagens e deslocamento dos jogadores, a CBFS concordou em abrir mão da gestão da seleção brasileira, que agora terá a CBF como interlocutora com a Conmebol e a Fifa.

A mudança, porém, se restringe à gestão das seleções masculina e feminina. Os campeonatos continuarão sendo controlados pela CBFS, que seguirá tendo autonomia financeira e jurídica sobre o futsal. Em 2017, a CBF chegou a fazer uma cogestão do futsal com uma empresa de marketing, mas a parceria durou menos de seis meses.

Capitão da seleção brasileira e um dos principais jogadores de futsal do mundo na atualidade, o fixo Rodrigo avaliou positivamente a mudança. O jogador foi um dos articuladores nas negociações envolvendo as entidades.

– Pelo jeito agora vai, né? A seleção será comandada pela CBF novamente, a gente sabe da crise que vivia a CBFS. O presidente Madeira pegou um barco muito difícil, largado que estava. A CBF tomando conta de novo, pelo menos estruturalmente, as coisas vão melhorar muito. Passagens, hospedagem, quadra e todas as coisas – disse Rodrigo.

É um marco muito importante no futsal, o esporte muda e a gente espera que a mudança seja para todos. O futsal está feliz, é um dia feliz para o esporte

— Rodrigo Hardy

As principais mudanças devem acontecer fora de quadra. O custeio do deslocamento dos jogadores, a estadia em hotéis melhores e a logística para a disputa de amistosos e competições serão padronizados pela CBF. Dentro de quadra, a mudança mais significativa será no uniforme, que será da mesma fornecedora do futebol.

– É o mínimo que a gente espera, como é no campo. Quando vamos para uma seleção brasileira, esperamos o melhor. É uma responsabilidade muito grande, é um prêmio na vida do cara. Então esperamos uma estrutura melhor para treinos, para o Marquinhos trabalhar para a gente chegar com condições de sermos campeões do mundo. Em uma conversa que tive com o Caboclo falei que queria ser campeão do mundo e precisava de estrutura. Ele disse que gente teria e é o mínimo que esperamos – disse o capitão da seleção brasileira.

Programada para ser disputada no ano passado, a Copa do Mundo de futsal acabou sendo adiada pela Fifa em virtude da pandemia de Covid-19. A competição foi remarcada e está prevista para ser disputada em setembro, na Lituânia.

Maior campeão da Copa do Mundo de futsal (1982, 1985, 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012), o Brasil amargou a pior participação em 2016, quando acabou eliminado pelo Irã nas oitavas de final, no jogo que marcou a despedida oficial de Falcão da competição. O resultado foi reflexo direto nos bastidores turbulentos vividos pelo futsal na época .

Fonte: Emilio Botta – Redação do ge – Sorocaba (SP)

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .