Futsal de Primeira

BR: Pesquisa aponta o impacto da Covid-19 no mercado esportivo

02 de outubro de 2020 às 19:48:00


Estudos realizados pela Feevale e UFPel mostram que as  empresas não estavam preparadas para o uso da tecnologia 

A pandemia causada pelo coronavírus vem afetando as empresas que atuam na prestação de serviços em atividades físicas e esportivas no Rio Grande do Sul. Para conhecer o cenário dessas organizações diante do impacto das ações de distanciamento social, pesquisadores da Universidade Feevale e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolveram a pesquisa O impacto da Covid-19 nas empresas de prestação de serviços em atividades físicas e esportivas no Estado do Rio Grande do Sul.   
 
Os estudos, coordenados pelos professores Marcelo Curth (Feevale) e Eduardo Merino (UFPel), contaram com a colaboração dos acadêmicos Aline Reis de Vasconcellos, Nathielen de Souza, Charles Eduardo da Cruz do Amaral, Paulo Neves e Ícaro Schultze. A coleta de dados ocorreu em julho e agosto, com a aplicação de um questionário junto às empresas registradas no Conselho Regional de Educação Física (CREF-RS). A amostra apresentou o erro amostral de 5% e 95% de nível de confiança, o que demonstra consistência estatística para a consideração dos resultados. 
  
Segundo o professor Marcelo Curth, a pesquisa mostrou o impacto do planejamento para que não houvesse diminuição nas mensalidades e a importância da qualificação da equipe para os conteúdos disponibilizados de maneira virtual. “Além disso, deixou claro que as empresas não possuíam o virtual como elemento de desenvolvimento do negócio, não tendo investido em treinamentos de colaboradores para a utilização de plataformas digitais, o que causou, nos clientes, a percepção de baixa qualidade”, afirma.  
 
Alguns resultados: 
 
Relação entre o treinamento de colaboradores para a utilização de tecnologia e o possível fechamento do negócio: 
- 94,4% das empresas que fecharam ou diminuíram as atividades não realizaram treinamentos com colaboradores para utilização de plataformas digitais. 
 
Relação entre a redução de valor na mensalidade e o planejamento formalizado na empresa: 
- 50% das empresas que faziam planejamento formalizado não reduziram as mensalidades. 
 
Relação entre a utilização de recursos (empréstimos, valores investidos) e o planejamento formalizado na empresa: 
- 23% das empresas que faziam planejamento não utilizaram nenhum tipo de recursos extra (empréstimos, utilização de valores investidos ou recursos governamentais). 
- 23% das empresas que faziam planejamento realizaram empréstimos (bancos comerciais ou familiares). 
 
Relação entre o planejamento e o treinamento de colaboradores: 
- 65% das empresas que disseram realizar planejamento não desenvolveram treinamentos com colaboradores para utilização de plataformas digitais.

Fonte: Imprensa Feevale Marketing – Assessoria de Imprensa

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: . . . . . FUTSAL NA TV . . . LIGA FUTSAL . . . SÁBADO (31) . . . 13h15 . . . MAGNUS x CORINTHIANS [SPORTV] . . . . . DOMINGO (01) . . . 11h15 . . . JOAÇABA x UMUARAMA [TV BRASIL] . . . . .