Futsal de Primeira

Esporte SC: Blumenau tem uma base forte em várias modalidades, diz presidente da FMD

18 de setembro de 2018 às 22:04:05


Em entrevista, Egídio Beckhauser fala sobre o momento do esporte blumenauense e a conquista dos Jogos Abertos

A conquista do 41o título de Blumenau nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), confirmada no domingo, recoloca a cidade em um caminho de destaque na competição estadual. A cidade, que já teve hegemonia nos Jasc sendo campeã 24 anos seguidos, estava há cinco sem conquistar o título-geral. Na manhã de ontem, parte da delegação blumenauense desfilou em carro aberto com o troféu nas ruas centrais da cidade. A vitória é encarada pelo presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Egídio Beckhauser, como continuidade de um trabalho de base forte e como resultado de ações como os programas de iniciação esportiva, que hoje estão presentes também na Fundação Pró-Família e na Secretaria de Educação. Confira abaixo a entrevista com o dirigente da FMD sobre a vitória nos Jasc:

O que significa esse novo título de Blumenau nos Jasc, depois de cinco anos? É o início de uma nova fase no esporte local?

Eu não vejo como início, vejo como sequência do processo de formação. É Blumenau com uma base muito forte nas modalidades, com projeto de iniciação esportiva em três secretarias (Educação, Fundação Pró-Família e FMD). Essa massificação acaba gerando novos talentos que são pinçados pelos nossos técnicos. A consequência disso é que vamos ter novos atletas que vão representar Blumenau no mais alto nível.

Esse título pode significar algum novo aporte de investimentos em curto prazo?

Toda conquista gera novas possibilidades, então agora cabe a nós, às modalidades, estarem explorando, batendo na porta da iniciativa privada, buscando recursos. Até porque esse título não veio por acaso, foi por ter uma base muito forte, pelo fato das equipes estarem jogando Liga Nacional, vôlei, futsal, handebol, outras modalidades jogando Taça Brasil, Mundial, como foi o caso do bolão. Isso eleva o nível dos nossos atletas e faz com que nos Jogos Abertos eles estejam mais qualificados e melhor treinados, com um lastro grande de competição.

Os Jasc perderam o brilho que tinham décadas atrás. Qual o novo significado que esse título dos Jasc pode ter?

Acredito que desde 2017, os Jogos Abertos estão sendo resgatados. Ano passado teve sequência muito boa, este ano maravilhosa. Como gestor da FMD, posso falar que a participação das famílias e da comunidade, esse envolvimento acaba tendo repercussão. Sei porque recebi durante a semana toda ligação de familiares de atletas acompanhando as modalidades. Esse envolvimento é uma chama que começou a ser resgatada no ano passado na gestão do Vadinho (Erivaldo Caetano Júnior), e teve sequência este ano com a Natália Petry.

Alguma modalidade surpreendeu positivamente?

Teve várias com resultados expressivos. Várias modalidades com ótimo desempenho. Dos 25 troféus que tivemos, oito de primeiro, 11 de segundo e seis de terceiro, tem investimento razoável, mas outras modalidades que acabaram pontuando também nos surpreenderam. A participação foi muito boa de maneira geral.

Da mesma forma, deve sentar para conversar com alguma modalidade que ficou abaixo do esperado? Quais são?

Com todas vamos sentar para conversar, ver pontos positivos e negativos, independente da conquista temos que conversar o tempo todo, tem que ter esse alinhamento, planejar, ajustar com todas elas, essa conversa é fundamental.

Uma conquista como essa pode incentivar as crianças ao esporte, proporcionar inclusão? Em resumo: há algum reflexo dessa conquista que vá além do esporte?

Com toda certeza. A inclusão, a participação, o envolvimento comunitário. Teve desfile hoje no período da manhã. Era possível ver a participação da comunidade blumenauense, os vendedores de lojas indo até as portas para acenar, bater palma e incentivar o desfile. A comunidade acaba vivendo e com certeza pessoas que têm filhos e netos vão impulsionar a prática do desporto. É isso que a gente quer, mais participação. Se porventura se tornarem atletas, maravilha, se não se tornarem, vão ser cidadãos saudáveis, com uma boa qualidade de vida.

O que esperar do evento para o próximo ano, que será no Médio Vale?

Cada vez mais a participação das famílias, dos torcedores. O resultado é consequência. Nosso propósito foi dar participação para nossos atletas blumenauenses, esse foi o foco. Claro que tivemos alguns que reforçaram, mas a maioria, grande percentual atletas de Blumenau e região. A gente acredita que essa melhora de desempenho é constante do ano passado para este ano, e que tenhamos uma melhora desse ano para o ano que vem, para que o nível técnico vá cada vez mais elevando. Nossos atletas estão jogando competições que vão dando lastro para que quando eles jogarem os Jogos Abertos, possam estar no seu melhor.

Fonte: JSC / Foto: Marco Favero

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .