Futsal de Primeira

Futsal BR: Campeão mundial de futsal, pai de Reinier também jogou na Espanha

01 de março de 2020 às 17:16:12


Mesmo com apenas 18 anos, Reinier já teve o talento reconhecido pelo mundo do futebol. Prova disso é que o Real Madrid desembolsou 30 milhões de euros (cerca de R$ 141 milhões) para contratá-lo junto ao Flamengo. O que poucos sabem, no entanto, é que a qualidade com a bola nos pés vem de família.

Pai de Reinier, Mauro Brasília também foi um talentoso jogador, mas nas quadras, no que na época era chamado de "futebol de salão". Um dos principais nomes da modalidade nos anos 80, marcou um dos gols do Brasil na final do Mundial de 1985, na vitória por 3 a 1 sobre a anfitriã Espanha.

Naquele outubro de 1985, Mauro ajudava o Brasil a conquistar seu segundo título mundial, ainda que não reconhecido pela Fifa, que só criaria a Copa do Mundo de Futsal em 1989.

Assim como seu filho Reinier, Mauro Brasília também tomou o rumo da Espanha anos depois. Após brilhar nas quadras brasileiras, o já veterano jogador aceitou um convite para defender uma equipe formada por policiais da cidade de Ceuta em outubro de 1992.

O jornal El País contou como foi a jornada do brasileiro no time. “Ele se mesclava com naturalidade com seus companheiros, que antes de chegarem aos treinamentos haviam patrulhado, atendendo chamadas, combatendo o tráfico e dando multas.”

Companheiro de Mauro Brasília, o policial Paco Castillo contou como era ter um jogador de nível internacional em uma equipe das divisões inferiores da Espanha. “O nível subiu. Ele era um cara magnífico, que nos ajudava em tudo. Tanto no aspecto técnico quanto no tático, estava a anos luz de muitos de nós. Éramos apenas policiais locais.”

Com o brasileiro, a equipe de Ceuta subiu para a segunda divisão do futsal espanhol. No ano seguinte, chegou a figurar nos playoffs, brigando por uma vaga na elite, mas ficaram a um passo da classificação. A queda encerrou a passagem de Mauro Brasília, que ainda atuou em times de Zaragoza e Salamanca antes de deixar o país.

Fonte: ESPN.com

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .