Futsal de Primeira

Futsal BR: Há 38 anos o Brasil conquistava o primeiro Mundial de Futsal de sua história

08 de junho de 2020 às 09:28:57


Neste sábado, dia 6 de junho, o futsal brasileiro comemora uma data histórica. Isso porque há exatos 38 anos a Seleção Brasileira conquistava o primeiro título mundial na modalidade, na era Fifusa. Assim, iniciando uma história de muitas alegrias ao país dentro das quadras.

Comandado pelo treinador Júlio César Lima, o time brasileiro era formado por amadores, já que na época não havia jogadores profissionais no país. Os atletas se dividiam entre a rotina de diferentes trabalhos, os treinos e os jogos em times formados por empresas privadas. As três primeiras edições da Copa do Mundo foram organizadas pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), extinta em 1989. Desde então, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) passou a administrar os campeonatos de futsal.

A partir do ano de 1992, os mundiais de futsal da FIFA passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos, seguindo o mesmo modelo adotado para o futebol. Entretanto, como todos sabem, a entidade considera os títulos mundiais apenas nos quais foi a responsável pela organização. Sendo assim, contabilizando somente a partir de 1989, quando Brasil venceu a Holanda na final…

O TÍTULO DE 1982

Em quadra, o Brasil contava com um bom time, entretanto, como já mencionado, muitos jogadores ainda dividiam as atenções da prática do futsal com o trabalho pessoal. Contudo, foi também no Mundial de 1982 que a camisa 12 começou a brilhar, com o ala Jackson. Ele que é considerado um dos grandes jogadores da história do futsal, terminou a competição sendo eleito o melhor jogador.

A Seleção Brasileira estreou na Copa do Mundo daquele ano com vitória sobre a Argentina, aplicando uma goleada de 5 x 0 no marcador. Em seguida, a Costa Rica sofreu 14, isso mesmo, 14 gols. Tchecoslovacos e os uruguaios foram os outros dois derrotados pelo Brasil que, obviamente, terminou a fase de grupos com a melhor campanha. Na semifinal a supremacia permaneceu, e a vitima da vez foi a Colômbia, que sofreu 4 a 1. Sendo assim, a amarelinha estava garantida na primeira final de Copa do Mundo de Futsal.

A decisão, portanto, foi contra o Paraguai, um grande rival naquela época. As duas seleções já eram, por especialistas, esperadas na grande decisão. E o grande duelo foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, ocupado por quase 15 mil pessoas. Romero, goleiro paraguaio, fez uma grande exibição dificultando o lado ofensivo brasileiro, que teve muita dificuldade para furar o bloqueio defensivo adversário.

Em contrapartida, na segunda etapa do jogo, a camisa 12 brilhou. Numa jogada ensaiada de falta, Branquinho tocou para Jackson, livre, para abrir o placar. Um de primeira cruzado, que passou por Romero. Um gol decisivo, afinal, foi o único do jogo, onde o placar mínimo permaneceu até o apito final do árbitro.

Além do título, a Seleção Brasileira também saiu da competição com conquistas individuais. Beto, Valmir, Cacá, Jackson e Douglas formaram o quinteto eleito como a Seleção da Copa por jornalistas que acompanharam o torneio. Apenas Lezcano, do Paraguai, apareceu na lista com o mesmo número de votos que Cacá.

OS CAMPEÕES MUNDIAS NO FUTSAL DE 1982

Goleiros: Barata, Beto e Pança

Fixos: Paulinho, Paulo César e Walmir

Alas: Leonel, Branquinho, Cacá, Paulo Bonfim, Jorginho e Jackson

Pivôs: Carlos Alberto, Miral e Douglas

Técnico:  César Vieira

Fonte: Thiago Lopes, Caieiras-SP - radiopoliesportiva.com.br

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .