Futsal de Primeira

Futsal BR: Presidente da CBFS garante que todas competições previstas para 2020 serão realizadas

11 de junho de 2020 às 16:56:47


Eventos organizados pela Confederação como a Supercopa e a Taça Brasil de Clubes deverão acontecer a partir de setembro. Mundial Feminino será no fim do ano em Xanxerê-SC..

A longa paralisação do futsal por conta da pandemia do coronavírus não será um impeditivo para que todas as competições previstas para 2020 sejam realizadas. Quem garante é o presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Marcos Madeira. Em entrevista inédita ao Podcast Toca & Sai (ouça o programa completo abaixo), Madeira revelou que a entidade programou um novo calendário com início em setembro - tal programação não contempla a Liga Nacional de Futsal, entidade independente, que busca iniciar a sua competição em agosto ou setembro..

- A situação do futsal não poderia ser diferente dos demais segmentos da sociedade, mas posso garantir: realizaremos todos os campeonatos previstos para 2020. Já refizemos o calendário várias vezes. Primeiro para recomeçar em julho, depois em agosto e agora em setembro. A única coisa que vai ficar para 2021 serão as semifinais e finais da Copa do Brasil - destacou.

Prevista para acontecer em março, a Supercopa de Futsal - competição que dá vaga na Libertadores - deverá abrir o calendário. A cidade de Erechim-RS está mantida como sede do evento. Programada inicialmente para acontecer entre os dias 14 e 20 de junho em Tubarão-SC, a Taça Brasil de Clubes ainda não tem uma nova data definida.

Quanto ao Mundial Feminino, marcado para julho, Madeira revelou que já há um acerto para que o torneio ocorra no fim do ano - novembro e dezembro. Escolhida para receber a competição, a cidade de Xanxerê-SC está mantida como sede do evento.

- Temos que tomar muito cuidado, essa pandemia é algo grave e nós não podemos dar colher de chá. Tirando isso está tudo programado. Infelizmente não teremos como ajudar clubes e federações, temos conversado bastante com eles e essa é a realidade do momento. Teremos um mundo antes e outro depois da pandemia - acrescentou Madeira.

Sobre os protocolos de segurança para o retorno do futsal, o presidente da CBFS explicou que o que valerá serão as resoluções estaduais. Mantendo os pés no chão quanto à pandemia do novo coronavírus, ele acredita que tão cedo não ocorram partidas com presença de público nos ginásio.

- Temos um protocolo que está praticamente pronto, mas o protocolo da Confederação é a nível nacional. O que vai valer mais para os clubes são os protocolos estaduais, mas não vemos, nesse momento, a possibilidade de o futsal retornar com público, porque essa pandemia vai demorar. Quem sabe em dezembro já começamos a testar a realização de jogos com torcida - finalizou.

Por Daniel Pereira, Fabrício Crepaldi, Flávio Dilascio e Marcelo Rodrigues — globoesporte.com / Foto: Kid Júnior

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .