Futsal de Primeira

Futsal Mundo: Campeões europeus e vice-campeões da Ásia empatam de novo

01 de novembro de 2018 às 11:22:08


No reencontro diante do Japão, Portugal criou muitas oportunidades para marcar mas acabou por o conseguir apenas nos instantes finais. Voltou a registar-se uma igualdade a uma bola.

A Seleção Nacional de futsal voltou a empatar a uma bola diante da sua congénere do Japão, esta quarta-feira, numa partida que teve em em vista a preparação para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020, escreve fpf.pt.

No primeiro embate entre o campeão da Europa e o vice-campeão da Ásia, disputado na terça-feira, registou-se também uma igualdade a uma bola numa partida muito competitiva. 

Na partida desta quarta-feira, Portugal criou muitas e boas oportunidades (dois remates aos postes por André Coelho e Pany em cada uma das partes), mas foram os nipónicos a marcar primeiro. O conjunto luso voltou a empatar nos instantes finais numa altura em que jogava com guarda-redes avançado.

O nulo ao intervalo castigou falta de eficácia lusa que entrou na partida com muita ambição de demonstrar a sua qualidade de jogo e no final do quarto minuto de jogo já tinha criado várias oportunidades para concretizar. Primeiro, após uma boa jogada de envolvimento, o passe de João Matos para Pedro Cary, que surgia isolado, saiu forte demais. Em seguida, Bruno Coelho e João Matos remataram forte para duas grandes defesas de Higor Pires e, por último, Fábio Cecílio voltou a testar a atenção do guardião nipónico.

Até ao minuto 10, registo para duas tentativas de Tunha e Tiago Brito que tentaram, em habilidade, enganar o guarda-redes contrário. Foi a meio da primeira parte que surgiu o primeiro remate do Japão à baliza lusa, com Vítor Hugo a resolver sem grande dificuldade, apesar da potência do remate. Na resposta, André Coelho rematou com violência ao poste esquerdo da baliza adversária.

Aos 14 minutos, Portugal voltou a criar um excelente lance, com Pedro Cary a assistir para bo remate de Bruno Coelho. A bola acabou travada pelo guardião que voltou a defender os remates de André Coelho (14’) e Fábio Cecílio (15’).

Ainda antes do apito final, registo para mais um remate de Tiago Brito e dois remates do Japão que levaram algum perigo, primeiro por Takashi Morimura, para defesa de Vítor Hugo, e depois por Minami Kato, ao lado.

O nulo ao intervalo premiou a boa organização e raça do Japão, ao mesmo tempo que castigou a ineficácia lusa.

A segunda parte trouxe a eficácia nipónica e uma reposta lusa. O jogo arrancou com Portugal a voltar a ter a iniciativa de jogo. Aos 24 minutos, Tunha concluiu com um remate ao lado uma boa jogada do ataque luso. No minuto seguinte, foi a vez de Pany acertar no poste esquerdo da baliza de Yushi Sekiguchi. Instantes depois, o guardião asiático conseguiu defender o remate forte de Fábio Cecílio. Aos 27 minutos, Tiago Brito viu o guardião adversário negar-lhe o golo com uma defesa com os pés e na jogada seguinte, com a baliza aberta viu um jogador japonês a antecipar-se ao lance.

Fábio Cecílio, aos 28 minutos, esteve novamente perto de marcar, mas a bola acabou por subir.

O Japão aproveitou um lance de contra-ataque, aos 29 minutos, para criar perigo, mas André Coelho acabou por evitar males maiores para a baliza portuguesa.

À passagem da meia hora de jogo, foi o guarda-redes luso, André Sousa, a rematar com muito perigo. A bola acabou por ser travada por um jogador de campo do Japão.

Aos 34 minutos, Pany assistiu Tiago Cruz para um golo certo, mas o guarda-redes conseguiu evitar que a bola chegasse ao jogador luso. Instantes depois, André Sousa esteve novamente perto de marcar, mas a bola saiu ao lado.

Completamente contra a corrente do jogo, Shota Hoshi aproveitou um ressalto para abrir o marcador com um pontapé de “bicicleta” aos 35 minutos. O conjunto luso voltou a empatar nos instantes finais numa altura em que jogava com guarda-redes avançado por Tiago Brito, no último minuto.

Ricardinho ausente da partida

O capitão da Equipa das Quinas falha o encontro desta quarta-feira devido a uma lombalgia.

Ficha de Jogo

Jogo de preparação para a qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020

Pavilhão Municipal da Torre da Marinha

Árbitros: Rúben Guerreiro e Miguel Castilho

Terceiro árbitro: Filipe Duarte

Cronometrista: Rafael Martins

 

Portugal 1-1 Japão (0-0 ao intervalo)

Portugal: Vítor Hugo, João Matos, Pedro Cary - Cap., Bruno Coelho e Fábio Cecílio,

Jogaram ainda: André Sousa, Erick Mendonça, Nilson, André Coelho, Tiago Brito, Pany, Tiago Cruz e Tunha.

Treinador: Jorge Braz.

Golos: Tiago Brito (40').

Disciplina: -.

 

Japão: Higor Pires, Akira Minamoto, Tomoki Yoshikawa - Cap., Katsutoshi Rafael Henmi e Kazuya Shimizu.

Jogaram ainda: Yushi Sekiguchi, Shunta Uchimura, Ryohei Ando, Manabu Takita, Shota Hoshi, Yuki Murota, Takashi Morimura, Yuta Kokado, Minami Kato e Ryosuke Nishitani.

Suplente não utilizado: Michiya Horiuchi

Treinador: Bruno Garcia.

Golos: Shota Hoshi (35').

Disciplina: -.

Fonte: Zona Técnica Futsal

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .