Futsal de Primeira

Futsal Mundo: Coronavírus paralisa o futsal em todo o mundo

19 de março de 2020 às 20:29:35


O Futsal no mundo, tal como a vida social foi afetado pelo Covid-19.

A LNFS no seu portal escreveu um artido onde foi a cada canto do globo onde se pratica a modalidade, dando-nos uma ideia do estado das situações em que ficou "parado" o futsal.

A disseminação do coronavírus paralisou o futsal em todo o mundo. A severidade da pandemia em todo o mundo causou a suspensão e o adiamento das principais competições do planeta futsal, como o Liga Placard, a LNFS ou a Supertaça do Brasil, embora algumas continuem sendo disputadas a portas fechadas, como a recém-lançada Liga Argentina, que já foi disputada.

A Super Liga Russa representou a excepção europeia, pois continuou a jogar com o público normalmente até segunda-feira, 15 de março, mas na quarta-feira, 17, a suspensão do campeonato foi decretada até 10 de abril, seguindo as directrizes definidas pela UEFA.

Na Ásia, a China foi a origem da crise do Covid-19 e suspendeu sua competição em 1 de dezembro, mas poderia retomar a actividade desportiva nos próximos dias. Além disso, as rondas classificativas do Mundial da Lituânia, que ocorrerão no Turquemenistão em 26 de fevereiro, foram adiadas para 5 de agosto, com 5 vagas a serem concedidas.

O Japão teve que cancelar a FA Cup, que deveria ter sido disputada de 14 a 22 de março, e a Federação Japonesa decidiu encerrar a temporada 2019-20. Na Tailândia, o início da Liga foi adiado de 28 de março para 18 de abril e no Vietname, o início da liga já foi adiado duas vezes, segundo Steve Harris.

As competições também foram suspensas na Indonésia, Kuwait, Líbano ou Catar. Na Malásia, a Liga Pro Futsal disputou o seu primeiro dia a portas fechadas e foi adiada em 16 de março. No Bahrein, joga-se normalmente, mas todos os espectadores são submetidos a um controle de temperatura antes de entrar nos pavilhões.

No Irão, a final entre o Sungun e o Giti Pasand continua por disputar e pode ser disputada no Ramadão (23 de abril a 23 de maio). O Futsal iraniano está de luto pela morte do técnico Ahmad Taheri, que era o director  da equipa. Ele morreu na segunda-feira passada do coronavírus enquanto se recuperava de uma cirurgia para remover um tumor cerebral submetido há quatro meses atrás.

Na Europa, antes da RFEF tomar a decisão de adiar todos os jogos do LNFS por duas semanas, na Itália, a Liga Nazionale Dilettanti já havia decretado a suspensão de todas as categorias da divisão Calcio a Cinque transalpina até 3 de abril.

Em Portugal, a decisão da Federação Portuguesa de suspender as competições por tempo indeterminado ocorreu no meio da disputa dos quartos-de-final da Taça, na quinta-feira, 12 de março. O último jogo disputado a portas fechadas foi o clássico que terminou com a vitória do Sporting sobre o Benfica (3-5).

As semifinais e a final que deveriam ser disputadas no sábado, dia 14 e domingo, dia 15, foram adiadas sem data. O treinador do Benfica, Joel Rocha, afirmou que “honestamente, o que todos queríamos não era estar aqui, mas chegar a casa rapidamente e estar com as nossas famílias. O jogo que considero o melhor do futsal do mundo, hoje foi o jogo de futsal mais arriscado do mundo ”.

A Final Four da Copa da Roménia deveria ter sido disputado de 13 a 15 de março e foi adiada para 31 de março. Como a grande maioria das competições europeias. Da França à Bélgica, passando pela Holanda, Croácia, República Checa, Geórgia, Cazaquistão, Letónia, Lituânia, Polónia e Eslováquia o mundo do futsal encontra-se suspenso.

A UEFA fez uma declaração oficial na terça-feira anunciando que "todas as competições e jogos da UEFA, incluindo particulares, para equipas e clubes nacionais, tanto para homens quanto para mulheres, estão pendentes, até novo aviso. Decisões sobre as datas dessas competições serão realizadas e anunciadas em devido tempo.”

Os quartos de final da Liga dos Campeões de Futsal da UEFA, que ocorrerão em Minsk entre os dias 24 e 26 de abril, estão em espera, aguardando novas notícias do mais alto órgão europeu do futebol.

A UEFA também terá que anunciar as novas datas dos playoffs para completar os dois últimos lugares europeus no Mundial da Lituânia, onde se enfratam a Croácia com a República Checa e a Sérvia com a Finlândia, que deve ser disputado nos dias 9 e 12 de abril. Os playoffs também foram suspensos para definir os últimos sete lugares para a fase de grupos da fase de qualificação do Campeonato da Europa de 2022 na Holanda.

Na América do Sul, o Brasil já teve que adiar a disputa da Supertaça que deu o ponto de partida para a temporada de 18 a 22 de março em Erechim e também adiou as duas primeiras jornadas da 25ª edição da Liga Nacional.

Actualmente, a Copa Libertadores de Futsal mantém sua data de disputa de 31 de maio a 7 de junho no Uruguai, apesar da suspensão de competições sul-americanas como no Paraguai, Chile e Peru. O último país a fazer isso foi a Argentina, depois de iniciar o torneio no fim de semana passado a portas fechadas, suspenderam a Liga até 31 de março.

Vale lembrar que a Confederação da Associação de Futebol da América do Norte, Central e do Caribe (CONCACAF) deve realizar a fase de qualificação para o Mundial 2020 de 1-10 de maio na Guatemala para conhecer as quatro equipas que estarão na Lituânia de 12 de setembro até 4 de outubro.

E finalmente, onde as medidas para impedir a disseminação do vírus ainda não chegaram, foi no Uganda que retomou a disputa da Super League com a disputa de três partidas na Arena Indoor Lugogo em Kampala e a Associação de Futsal de Uganda espera terminar no dia 14 de abril.

Para o resto do mundo do futsal, é preciso cautelas e saúde para se poder recuperar a normalidade depois de ser tudo paralisado pelo coronavírus.

Fonte: Zona Técnica Futsal

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .