Futsal de Primeira

Futsal Mundo: Espanha é a primeira campeã da Europa em Futsal Feminino

18 de fevereiro de 2019 às 09:28:18


Uma casa a abarrotar a que esperava esta decisiva final.

Foi a seleção espanhola a primeira a ter uma boa oportunidade de golo quando aos 2 minutos, Vane Sotelo testou os reflexos da guarda-redes Ana Catarina.

No mesmo minuto Portugal respondia com um remate de Carla Vanessa que, depois de desviar na mesma Vane, acertou na barra da baliza defendida por Silvia.

Mas foi mesmo a Espanha a inaugurar o marcador. Bela jogada de Mayte ao minuto 4 quando tabelou com Berta Velasco e apareceu sozinha a encostar para o 1-0.

Aos 6 minutos a Espanha dilatava a vantagem. Sara Ferreira perde a bola na pressão de Irene Samper, e esta sobra para Anita Luján que rematou a contar para o 2-0.

Portugal tentava reagir, mas uma Espanha muito organizada impedia que as internacionais lusas rematassem sequer à baliza espanhola, numa altura onde das bancadas se ouviam várias criticas a uma equipa de arbitragens que teimava em não apitar as faltas das internacionais espanholas, e quando o fazia, não mostrava cartões, ao contrário do que acontecia para Portugal que via as suas jogadoras serem admoestadas.

O lance do 3-0 de Espanha é mais um dos casos de grande critica. Carla Vanessa girou sobre Mayte que a agarrou mas a portuguesa conseguiu ainda um remate que sofre desvio numa internacional espanhola mas a equipa de arbitragem da lançamento de baliza. A Espanha saiu rápido e Inês Fernandes viu-se obrigada a parar a jogada em falta e adivinhe-se, levou amarelo. No livre, Ame rematou forte e bateu Ana Catarina que ficou mal na fotografia, colocando assim aos 10 minutos de jogo uma diferença já considerável.

Perante a desinspiração do conjunto das Quinas, Luis Conceição viu-se forçado a parar o jogo, e isso trouxe uma reação muito positiva das nossas internacionais, que fizeram várias investidas mas quase todas elas com o mesmo destino…. Silvia Aguete.

Quando não era a guarda-redes Espanhola a bola acabava sempre por embater em alguém e Portugal não conseguia reduzir, levando assim um resultado desfavorável de 3-0 para o intervalo.

A segunda parte começou como a primeira acabara. Portugal a assumir e a tentar o golo mas a bola continuava a teimar em não entrar e a Espanha foi criando perigo em jogadas de transição rápidas mas Ana Catarina também foi respondendo bem.

Quanto à arbitragem, continuava a ser a equipa mais fraca e Chiara Perona, a italiana que tanto apitava as faltas portuguesas, não viu Sotelo rasteirar Carla Vanessa dentro de área.

Portugal não marcava e Luís Conceição viu-se obrigado a apostar tudo no 5x4 mas não conseguiu marcar e ainda viu Vane Sotelo ampliar a vantagem ao minuto 36. Ame Romero rouba a bola a Inês Fernandes e deixa Sotelo só com a Fifó na frente, e esta não desperdiçou.

Portugal continuava a tentar, mas esta não era mesmo a noite das nossas internacionais que não conseguiram fazer balançar as redes espanholas.

A Espanha acaba assim por ser a primeira seleção a vencer um Europeu de Futsal Femnino, uma vitória que poderemos considerar justa pela diferença que apresentaram na eficácia, mas Portugal apesar do resultado volumoso, cai de pé, num jogo onde apenas a equipa de arbitragem não esteve de todo à altura do acontecimento.

A Espanha volta assim a ser feliz em Gondomar, onde os seus séniores masculinos tinham vencido o Europeu de 2007 que foi a primeira prova organizada neste pavilhão e esta seleção feminina de futsal, volta a perder aqui uma final, depois do que já tinha acontecido na Final do Mundial por cá organizado.

Fonte: Zona Técnica Futsal

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .