Futsal de Primeira

Futsal Mundo: Na Espanha serão realizados play-offs para se conhecer os campeões

06 de maio de 2020 às 15:37:58


A Comissão de Presidentes Territoriais, reunida sob a Presidência de Luis Rubiales, decidiu por unanimidade transferir ao Conselho de Administração e à Comissão Delegada a seguinte proposta de resolução de competições não profissionais, levando em consideração a comunicação sobre o assunto pelo Ministério da Saúde e Conselho Superior de Desportos.
 
A proposta estará condicionada à evolução da pandemia e às recomendações do Ministério da Saúde e do Conselho Superior de Desportos.
 
Esta Comissão concordou em propor aos órgãos competentes da RFEF a conclusão das Ligas Regulares das diferentes competições federativas sem reduções.
 
Em relação às competições em que os regulamentos prevêem uma fase final ou de play-off, essa fase será disputada apenas em formato expresso, exceto nas categorias de jovens em que a temporada termina e as promoções são praticadas.
 
Todas essas reuniões serão realizadas sem influxo de público, considerando os padrões obrigatórios de conformidade que as nossas administrações decidiram implementar devido às circunstâncias extraordinárias em que nos encontramos.
 
 
Por outro lado, nas competições em que não há fase final, a posição de cada equipa na classificação determinará o campeão e os locais de promoção ou, quando apropriado, a participação em competições europeias.
 
Além disso, os seguintes acordos foram adotados por unanimidade nesta reunião:
 
FUTSAL MASCULINO. PRIMEIRA E SEGUNDA DIVISÃO
• O play-off para o título na Primeira Divisão e o play-off para Promoção da Segunda para a Primeira Divisão, previsto nos regulamentos, serão ambos disputados em formato expresso, em um único local e com concentração.
• A conclusão da Liga Regular na Segunda Divisão significa que o primeiro lugar vai para a Primeira Divisão.
Na temporada 20/21, sempre que possível e por razões sanitárias e de calendário, subgrupos serão evitados.
 
FUTSAL MASCULINO. SEGUNDA B E TERCEIRA DIVISÃO
Para as demais categorias masculinas de futsal, os playoffs planeados serão disputados em formato expresso.
 
FUTSAL FEMENINO. PRIMEIRA E SEGUNDA DIVISÃO
Realização regular da Liga em todas as categorias sem descidas.
 
O play-off para o título na Primeira Divisão e o play-off para Promoção da Segunda para a Primeira Divisão, previsto nos regulamentos, ambos em formato expresso serão disputados.
 
Na Temporada 20/21, aumentando o número de equipas devido a nenhuma descida, tanto quanto possível, os subgrupos serão evitados enquanto o cronograma permitir.
 
• Nas competições de futebol e futsal, os confrontos entre rivais que ocupavam a mesma classificação antes do início do play-off serão decididos pelo resultado após o tempo regulamentar e, se aplicável, prolongamento e, se necessário, penalidades.
 
• No caso de equipas que se enfrentaram neste play-off ocuparem posições diferentes antes dela, a equipa que vencer após o tempo regulamentar será a vencedora da partida e, em caso de empate, a equipa que concordou com pior classificação para o play-off, para que não haja prolongamento ou penalidades.
 
Por unanimidade das Federações territoriais, foi aprovado para as categorias regionais solicitar às Direcções-Gerais do Desporto de cada Comunidade Autónoma que emitam uma resolução nos mesmos termos que os emitidos pelo Conselho Superior do Desporto.
 
Finalmente, a Comissão de Presidentes decidiu propor que todos os subsídios fossem mantidos, pelo menos proporcionalmente aos jogos disputados na temporada 20/21, mantendo o poder de compra dos clubes em termos de subsídios federais.

Em resumo note-se que o play-off do título será disputado na LNFS bem como o o play-off da promoção à principal liga, em formato expresso, em um único local e com concentração. 

A conclusão da Liga Regular na Segunda implica que o Real Betis FS como primeiro classificado, sobe para Primeira Divisão automaticamente.

Fonte: Zona Técnica Futsal

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .