Futsal de Primeira

Futsal Mundo: Nos pênaltis, Sporting conquista a Taça de Portugal

01 de abril de 2019 às 09:43:28


Bancadas cheias para o grande derby na Final da Taça de Portugal de 2018/19 no que ao futsal masculino diz respeito.

Dum lado o Sporting, atual detentor da prova, do outro o Benfica, o clube com mais Taças de Portugal no seu palmarés, algo que o Sporting tentava igualar nesta edição, fazendo assim desta uma final frenética em todos os sentidos.

Começou com um ritmo altíssimo o encontro e com ambas as equipas a tentar chegar à vantagem, algo que i Benfica conseguiu logo ao segundo minuto. Henmi já tinha ameaçado poucos segundos antes, obrigando Guitta a uma excelente intervenção, mas Tolrá roubou a bola a Cary e sozinho com o guarda-redes leonino não facilitou e inaugurou o marcador.

Aos 8 minutos, novo balde de água fria par aos comandados de Nuno Dias. Dieguinho deu bastante espaço a Robinho e este a 15 metros da baliza faz um potente remate para o 2-0.

O Sporting veio então à procura de reduzir a vantagem, algo que conseguiu ao minuto 11. Bola direta de Guitta cortada André Coelho, mas a bola sobrou para Pany que serviu Dieguinho. O pivot brasileiro, só com Roncaglio pela frente não facilitou e reduziu a desvantagem.

Aos 12 minutos, erro de Roncaglio a perder a bola para Cardinal. O ressalto sobra para João Matos que serviu Merlim, mas o internacional italiano rematou com estrondo ao poste.

Ambas as equipas tentavam o golo, mas foi mesmo o Benfica a chegar ao 3º à passagem do minuto 16. André Coelho já tinha ameaçado obrigando Guitta a defender para canto. No canto, novo remate de André defendido também por Guitta, mas Fernandinho apareceu sozinho a encostar a bola perdida para o fundo da baliza.

Havia espaço ainda para mais um golo no primeiro tempo com Cardinal a colocar de novo o jogo na diferença mínima. Ao minuto 18, Pany recuperou a bola e deixou em Deo que fez um passe na paralela para o pivot português fazer o 3-2 com que o jogo chegava então ao intervalo.

Na segunda parte o Benfica entrou a tentar aumentar a vantagem, obrigando Guitta a duas boas intervenções nos primeiros minutos, mas o Sporting respondeu de pronto e do outro lado Roncaglio também quis mostrar serviço com uma excelente intervenção a remate de Dieguinho.

Mas o Sporting conseguia mesmo não só empatar como fazer a reviravolta ao marcador. Primeiro por Cavinato aos 23 minutos a desviar ao primeiro poste uma reposição lateral efetuada por Deo, e o minuto seguinte Merlim após também uma reposição lateral desta feita de João Matos, o internacional Italiano conseguiu acertar com o primeiro remate nos dois postes mas na emenda fez mesmo abanar as redes do conjunto encarnado.

Mas o jogo não ficava por aqui. Aos 32 minutos, remate forte de Roncaglio e Erick na tentativa de cortar a bola traiu o guarda-redes Guitta e a igualdade restabeleceu-se, não sofrendo o resultado qualquer alteração até ao final do encontro.

No prolongamento foi o Benfica quem se adiantou no ultimo minuto da primeira parte. Deo perde a bola em zona proibida e Fernandinho remata forte debaixo para cima e faz o 4-5.

Mas a segunda parte começou da melhor forma para o Sporting que quando já usava a estratégia de guarda-redes avançado, viu Henmi a fazer um auto-golo e recolocar assim a igualdade no marcador com que o prolongamento chegaria ao Fim.

Nas grandes penalidades, pelo Sporting marcaram Cardinal e Dieguinho e pelo Benfica marcaram Fernandinho e Tolrá mas na ultima série, Robinho permitiu a defesa a Gonçalo Sobral e Merlim não desperdiçou.

O Sporting é assim bicampeão nesta Taça de Portugal, e iguala agora o Benfica como o clube que mais vezes conquistou esta prova.

A Zona Técnica congratula desde já as duas equipas pelo excelente espetáculo proporcionado, e em especial o Sporting pela conquista da prova.

Fonte: Zona Técnica Futsal

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: . . . . .FUTSAL NA TV . . . LIGA FUTSAL . . . segunda-feira (22) . . . 19h00 . . . Minas x Magnus [SporTV]