Futsal de Primeira

Futsal PR: Enfermeira e pivô, Francieli Tonial joga na linha de frente contra o coronavírus

25 de março de 2020 às 10:12:59


Depois de oito horas diárias de trabalho como enfermeira, Francieli Tonial chega em casa e, em vez de descansar, cumpre mais uma rotina de sua outra profissão: jogadora de futsal. Ela é pivô do Unidep Futsal Pato Branco Feminino, que se preparava para disputar o Campeonato Paranaense Série Ouro e a Liga Nacional de Futsal, e enfermeira no Instituto de Saúde São Lucas há 13 anos.


Nessa época de isolamento para conter o coronavírus, em que apenas os serviços essenciais estão em funcionamento, Francieli está jogando na linha de frente da prevenção. Com as atividades do clube paradas, ela cumpre em casa os treinos passados pelo preparador físico. “Temos a programação diária, então, após o expediente de trabalho, chego em casa e faço o treino programado.”


No hospital onde trabalha, ela já presenciou o caso de um paciente que chegou com sintomas da Covid-19 e precisou ser entubado, mas o resultado dos exames ainda não ficou pronto. “Estamos presenciando uma rotina um pouco diferenciada, mas não fugindo tanto do que já vivemos em um ambiente hospitalar. Seguimos protocolos internos em casos de pandemia. O paciente é mantido em ventilação mecânica e permanece estável, mantemos ele no gráfico como suspeito.”

Após as oito horas diárias de trabalho como enfermeira, Francieli cumpre a rotina dos treinos em casa.


De acordo com o boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado ontem, Pato Branco tem 20 casos suspeitos de coronavírus e um confirmado. Enfrentando essa realidade de perto, Francieli tem um pedido para as pessoas: “Manter-se em isolamento social, atentar-se para a utilização de todos os métodos de proteção preconizados pelo Ministério da Saúde, sendo algo básico e eficiente em um momento de tanta tensão, e ter respeito e empatia com o próximo.”


Em sua rede social, o Unidep Futsal fez uma homenagem à atleta. “Unidep Futsal Pato Branco quer manifestar seu carinho e respeito a nossa querida atleta/enfermeira Francieli Tonial, que segue atuando na linha de frente no combate ao Covid-19. Estamos com você, Fran”, diz a publicação.

Fonte: Aline Leonardo - Jornal de Beltrão

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .