Futsal de Primeira

Futsal RS: ACBF disputará a Taça Brasil de Futsal a partir de terça-feira

05 de agosto de 2019 às 11:30:35


A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) irá disputar a Taça Brasil de Futsal 2019, em Erechim. A Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) alijou o Clube de participar, mas depois de recorrer no tribunal, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) reverteu a decisão e incluiu o time laranja no torneio nacional.

 

Atual campeã estadual, a ACBF tem, automaticamente, o direito de disputar a Taça Brasil. No entanto, a FGFS havia indicado a Assoeva para a competição, que começa nesta segunda-feira, em Erechim.

 

No dia 6 de maio, a diretoria ACBF encaminhou um ofício para a FGFS, solicitando informações sobre a indicação para a Taça Brasil. A entidade respondeu somente no dia 9, informando que indicaria a Assoeva, ao invés do atual campeão estadual.

 

Então, no dia 27 de maio, o Clube ingressou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com recurso e liminar para tentar reverter a decisão. A liminar foi indeferida, alegando que havia tempo hábil para julgar o caso. Porém, o TJD julgou somente na última sexta-feira, 2 de agosto, e decidiu, por 4 votos a 3, manter a ACBF fora do certame.

 

Imediatamente, o departamento jurídico ingressou no STJD com um recurso e liminar como última tentativa para reverter a situação. Às 7h, de segunda-feira, o relator do STJD decidiu pela inclusão da ACBF na Taça Brasil no lugar da Assoeva.

 

“Ao longo dos 43 anos de participação em competições a ACBF sempre primou pelo respeito e obediência a legislação esportiva, conquistando seus direitos dentro de quadra. O suor das conquistas merece o respeito das entidades esportivas”, comentou o presidente da ACBF, Bolívar Zuanazzi.

 

Como os grupos e a tabela de jogos já estão definidas, a ACBF entraria diretamente no Grupo B, onde estava o time de Venâncio Aires, mantendo-se os adversários datas e horários das partidas.

 

A estreia da ACBF inicia a busca pelo tetracampeonato da Taça Brasil será nesta sexta-feira, contra o Constelação, de Roraima, às 16h. A competição reunirá 10 equipes, que foram divididas em em dois grupos de cinco. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais.

 

Tabela de Jogos da ACBF

 

06/08 – 16h – Constelação x ACBF

 

07/08 – 14h -  Brasília x ACBF

 

08/08 – 18h – ACBF x Portuguesa (RJ)

 

09/08 – 20h – ACBF x Corinthians

 

Fonte: Ulisses Castro - Assesssoria ACBF

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .