Futsal de Primeira

Futsal RS: Curso EAD de Arbitragem terá novas regras do futsal no programa

20 de junho de 2020 às 18:17:41


Encerram na segunda-feira as inscrições para o 1º Curso EAD e Formação de Árbitros de Futsal, promovido pela Escola de Arbitragem da Liga Gaúcha SICOOB de Futsal. Já são aproximadamente 100 inscritos, e as vagas são limitadas. Este será o primeiro curso de formação que já irá garantir árbitros ambientados às 15 novas regras do esporte, definidas no mês passado pela FIFA e que já passam a valer nas competições brasileiras do segundo semestre..
Para o árbitro Tales Goulart, que já fez parte do quadro da FIFA e é um dos professores da Escola de Arbitragem da Liga, as mudanças não são tão simples como parecem.

SAIBA COMO PARTICIPAR DO 1º CURSO EAD DE FORMAÇÃO DE ÁRBITROS DE FUTSAL

"Em um primeiro momento, vão confundir atletas, imprensa, torcedores e praticantes não profissionais do futsal, porque são mudanças que alteram a dinâmica do jogo. Até que todos se familiarizem, acredito que teremos muitas reclamações. Na minha opinião, todos que trabalham no futsal terão que se ajustar. No caso da arbitragem, esta adaptação terá que ser ainda mais rápida, e o curso, que promete ser um dos maiores do estado, será uma grande oportunidade de termos novos árbitros já ambientados a isso", explica.

Segundo Goulart, é preciso cuidado em alguns pontos das novas regras, por terem uma característica mais interpretativa, e que poderão trazer prolemas no decorrer dos jogos. Um exemplo está relacionado ao toque de mão. A partir de agora, não apenas o toque físico na bola será considerado mão, mas também o gesto de tocar a bola com a mão ou o braço poderá resultar em infração. E há ainda a polêmica regra que prevê punição com cartão para o atleta que se negar a concluir para o gol uma oportunidade clara, de qualquer ponto da quadra.

"Antes de fazer as alterações, a FIFA deveria ouvir os principais treinadores do mundo, os principais dirigentes da arbitragem mundial e os árbitros de referência no mundo. Muitos ajustes no texto ou mudanças não têm a contribuição de quem vive a modalidade diariamente. Esta participação, na minha opinião, será fundamental para, quem sabe, um dia nos tornarmos um esporte olímpico", comenta Tales Goulart.

A partir do dia 23 de junho, os inscritos no curso terão aulas com ele e um timaço da arbitragem gaúcha de futsal. O curso terá duração de 80 horas, dividido em três módulos. Dois deles, com aulas à distância, e o último com lições práticas em locais regionalizados ainda a serem definidos. 

AS MUDANÇAS NA REGRA DO FUTSAL

A disputa de pênaltis passa a ter 5 cobranças, e não mais 3.

Na cobrança de pênaltis, o time que tiver mais jogadores, poderá reduzir para ficar na mesma quantidade do adversário.

Em cobranças de pênaltis, o goleiro deve manter pelo menos um dos pés sobre a linha do gol.

E o jogador que obstruir o cobrador de pênalti será punido com cartão amarelo.

O sinal do cronometrista é o que marcará o final dos jogos a partir de agora, e não mais o apito do árbitro.

O tiro livre direto, após a 6ª falta, será cobrado mesmo que o tempo da partida esteja esgotando.

Passa a valer o gol em chute direto na saída de bola, do meio da quadra, mas não valerá em caso de gol contra. E quem dá início ao jogo não precisa mais estar do seu lado da quadra.

Além da falta pelo toque de mão físico na bola, também passa a ser marcado como toque quando o jogador mover a mão ou o braço propositalmente em direção à bola.

É punido com cartão vermelho o jogador que, em qualquer posição da quadra, se negar a concluir propositalmente uma oportunidade clara de gol. Quando isso acontecer na sua própria quadra, a punição pode ser com o cartão amarelo, desde que se comprove que ele tentou chutar a bola.

Será marcado tiro livre indireto a falta cometida fora da quadra, com os dois jogadores do lado de fora. 

Qualquer jogador, inclusive o goleiro, que precise de atendimento médico após uma falta deve ser substituído, exceto quando o adversário foi punido com cartão.

A regra dos 4 segundos para recolocar a bola em jogo começa a contar quando o jogador está pronto para jogar, ou o árbitro determinar que ele está pronto.

Na saída de bola, os jogadores agora podem receber passe do goleiro dentro da sua área. No arremesso de meta, a bola estará em jogo quando lançada ou jogada, e se mova claramente.

Nas categorias de base, até o Sub-15, a saída de bola do goleiro não poderá ultrapassar o meio da quadra.

Durante a partida, no máximo 5 jogadores podem permanecer de pé no banco de reservas. Poderão ser aplicados cartão vermelho e amarelo para integrantes de comissões técnicas.

Fonte: Assessoria LGF

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .