Futsal de Primeira

Futsal RS: Futsal Social comemora 15 anos

10 de junho de 2019 às 17:01:33


O projeto Futsal Social, desenvolvido pela União Jovem do Rincão (UJR) e a Universidade Feevale, com apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, completou no dia 1º de junho, seus 15 anos de atividades. A comemoração do aniversário foi realizada no último sábado (8), com o encontro dos alunos com idade até 10 anos, que aconteceu no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, em Novo Hamburgo. 

Com o objetivo de oportunizar a inclusão social e promover a cidadania por meio da prática esportiva saudável, ética e construtiva, contribuindo na autoestima, no crescimento pessoal e no favorecimento da autonomia, o Futsal Social iniciou as suas atividades em 2004. Nos dois primeiros anos, eram atendidas 300 crianças e adolescentes no contra turno escolar, em três bairros do município. Nos quatro anos seguintes, o projeto conseguiu duas ampliações, passando a contar com dois novos núcleos e 500 alunos.

A partir de 2012, com a utilização de recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o Futsal Social passou a qualificar ainda mais as suas ações no território hamburguense. Primeiro com o aumento da equipe de trabalho, que passou de oito para vinte e quatro pessoas. Segundo com a estrutura multidisciplinar, que possibilitou uma maior aproximação das famílias e das escolas, bem como da rede de proteção à criança e ao adolescente.  

Em 2017, a área de atuação foi novamente ampliada, chegando ao sexto núcleo a ao seu bairro de origem, o Rincão. Atualmente, 600 alunos da rede pública de ensino são beneficiados pela iniciativa, que acontece também nos bairros Boa Saúde, Canudos, Rondônia, Roselândia e Vila Redentora.

Conforme o presidente da UJR, Claudio Alves, é uma alegria muito grande contribuir com as famílias e as escolas na educação de todos os participantes, tendo o respaldo de grandes parceiros que são fundamentais para a execução das nossas atividades. “ É com muito orgulho que desenvolvemos um trabalho sério, voltado para formação do cidadão na sua integridade. São os primeiros quinze, mas, pretendemos desenvolver nossas atividades por muito mais tempo buscando cada vez mais a qualificação deste projeto, que ajuda muitas famílias na nossa comunidade”, destacou.

Além da Universidade Feevale e da Prefeitura de Novo Hamburgo, o Futsal Social conta com a parceria do Banrisul, Sportv, Tipler, Unique, Fritz & Frida, Hercosul, Apta, Wirth, Atual Pneus e Tintas Killing.

Fonte: Eduardo Patrick Bettio / Assessoria de Imprensa  / União Jovem do Rincão (UJR)

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .