Futsal de Primeira

Futsal SC: APF, a atual campeã, abre hoje a 34ª edição do Torneio de Verão de Indaial

16 de janeiro de 2019 às 12:33:02


Nesta quarta-feira, dia 16 de janeiro, terá início um das mais emblemáticas competições do Brasil: o Torneio de Verão de Indaial, que chega à sua 34ª edição. E, claro, a APF, atual campeã, está montando o seu elenco, visando o título deste ano, também.

Desde os primeiros dias de janeiro, vem divulgando os nomes que farão parte da equipe nas disputas. Entre eles, estão os Federados Pakito, Maikinho, Rafael Poffo, Rato, Rômulo, Dé e Marcinho. Se juntam a eles, ainda, os goleiros Dudu e Juka, além de Nini, Zé Henrique, Juninho e Padilha. Há a expectativa, ainda, do elenco contar com jogadores da base, prática comum da equipe nas competições em que participa.

Por ser a atual campeã, a agremiação pomerodense fará o jogo de estreia, diante da Ascon Futsal / Benedito Novo. Já no dia 21, aniversário da cidade, enfrenta o Badalos Futsal, às 20h. E fechando a 1ª fase, no dia 24 de janeiro, entrará em quadra, uma das maiores rivalidades do Futsal regional dos últimos tempos: Apf Funpeel / Zoo Pomerode / Knoten Jeans e Loes / HLS, a partir das 21h30min.

Um dos remanescentes da vitoriosa campanha está de volta. Trata-se do ala Marcos Antônio Guimarães, o Pakito, de 38 anos, Que fez oito gols no Torneio de Verão do ano passado. Aliás, o ano de 2018 foi “perfeito” para o jogador, pois além do título do Torneio de Verão, ele venceu a Copa Capão, Jogos Abertos de Santa Catarina e Estadual da Divisão Especial, todos pelo Tubarão. Além disso, foi goleador da equipe na Liga Nacional, com 12 gols, além dos 27 marcados pelo Catarinense, além dos feitos durante as disputas dos Jasc.

Por todo esse currículo, a sua contratação foi muito comemorada pela diretoria e torcedores. Por isso, Pakito concedeu entrevista ao JP Esporte, sobre a sua expectativa de jogar, mais uma vez, a competição que o projetou para o Futsal nacional.

JP Esporte - O que te motivou a integrar, novamente, o elenco campeão da APF?

Pakito - Eu tenho uma amizade de longa data com toda a diretoria, sem exceção, tanto que já venho jogando há alguns anos pela equipe. É uma amizade que construímos através do Futsal que, também, proporciona isso, e é sempre bom estar ao lado de grandes amigos, participando de um torneio tão importante quanto esse. Me sinto em casa jogando na APF, onde tive o prazer de ser campeão no ano passado, algo que eu buscava para mim.

JPE - Que lembranças você tem da final do ano passado?

P - São as melhores possíveis. Acredito que ninguém apostou num placar tão elástico, mas isso mostra o que foi o nosso grupo durante todo o torneio. No início, fizemos um jogo muito difícil contra Ascurra, o qual empatamos faltando alguns segundos para o final, e aquilo nos mostrou que a competição é nivelada, independentemente de adversário. O diferencial, sim, é um grupo fechado, o “encaixe” da equipe, vontade, superação, marcação, um jogando pelo outro. Eu já fui campeão com apenas seis jogadores, derrubando times de alto investimento.

JPE - Qual sua expectativa para as disputas desse ano?

P - Muitas equipes estão investindo alto, com grandes jogadores também, mas não existe favorito. O pessoal está colocando a APF como favorita, em virtude do título do ano passado. Obviamente, queremos o tricampeonato, não há dúvida. Mas também sei que seremos o “time a ser batido”, do início ao fim do torneio, pela grandeza que alcançou a APF. É mais do que normal de que, quando você se destaca, ser o prego a ser martelado. Mas estamos assimilando muito bem essa questão e espero fazer, novamente, uma grande campanha e conseguir mais esta conquista.

JPE - A experiência adquirida ano passado, no Tubarão, pode ser um diferencial para esta disputa?

P - Para mim, o ano de 2018 foi mágico. Pelo Tubarão, fui campeão dos Jogos Abertos, do Estadual da Divisão Especial, artilheiro da equipe na Liga Nacional, além de ter sido o maior goleador geral nas outras duas competições. Tudo isso, somado aos títulos do Torneio de Verão e da Copa Capão, no início do ano. Com certeza, nos dá uma bagagem muito boa para saber conduzir situações que necessitem de uma certa experiência. A equipe que foi formada também possui grandes jogadores, o que nos dá certa tranquilidade com relação à experiência. E que, dentro de quadra, possamos nos entrosar e levar a APF ao seu objetivo.

JPE - O que representa o Torneio de Verão, como um todo, para você?

P - Simplesmente tudo, pois eu saí daí. Minha trajetória iniciou em outras cidades, mas foi graças ao Torneio de Verão que obtive a minha primeira participação em um Estadual Adulto que, por sinal, fui campeão, pelo Indaial Futsal. É um lugar que eu amo de paixão e que “respira” Futsal. Para mim, o Torneio de Verão é o maior do país, não conheço nenhum outro que reúna tantos jogadores de qualidade. É apaixonante pisar na quadra do Ginásio Sérgio Luiz Petters, para participar de uma competição tão sensacional como essa.

Fonte/Foto: Jornal de Pomerode

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .