Futsal de Primeira

Futsal SC: Jaraguá confirma presença do time Sub-9 no Mundial em Barcelona

04 de abril de 2019 às 17:58:15


Visitar a Espanha, conhecer e jogar nas instalações do Barcelona, é o sonho de qualquer criança que tem a bola como seu brinquedo favorito. Para muitos, esta chance pode demorar ou até mesmo nunca vir a acontecer. Mas para um jovem grupo de atletas de Jaraguá do Sul, esse momento histórico está muito perto de acontecer.

Convidada no fim do ano passado após se destacar em um campeonato na cidade de Balneário Camboriú, a equipe Sub-9 do Jaraguá Futsal reuniu forças e confirmou presença no Mundial 2019 da categoria, que está marcado para os dias 26 a 31 de dezembro, na Catalunha.

Com uma delegação composta por 40 pessoas, entre jogadores, comissão técnica e pais, o aurinegro participa de uma competição deste porte, que tem chancela da Fifa, pela primeira vez em sua história na base, sendo a única representante do Brasil no Sub-9 da competição.

Uma chance que ficará guardada para sempre na memória da garotada, conforme relata o técnico Anderson Decker. “Será uma oportunidade única. Poucos tem a chance de jogar em Barcelona e no ginásio do clube. Então poder proporcionar isso aos meninos, independente do resultado, já vai agregar muito na evolução deles como atleta”, afirma.

Caso seja mantido o formato de disputa das últimas edições, o torneio terá oito equipes na primeira fase da categoria, que serão divididas em duas chaves de quatro integrantes cada. Todos se enfrentam dentro dos seus grupos, em turno único, sendo que os dois melhores colocados vão à semifinal da Série Ouro e os outros dois para Série Prata.

Apesar da força dos adversários, como o próprio Barcelona, e Nefa, dos Estados Unidos, por exemplo, a ambição é grande pelo lado jaraguaense. “O primeiro objetivo é chegar na semifinal da Série Ouro. Selecionamos 12 meninos, que ainda não sabemos como será adaptação deles lá, mas que vão querendo muito buscar o título. Temos qualidade para isso”, projeta Decker.

Preparação

Com o Mundial marcado apenas para o mês de dezembro, o elenco Sub-9 do Jaraguá tem um calendário cheio de competições estaduais, nacionais e continentais que servirão de preparação para Barcelona. O primeiro será o Estadual, que inicia daqui duas semanas. Dos demais testes, os que mais exigirão serão a Copa América e Sul-Brasileiro no segundo semestre.

Tantos compromissos que surgem para amenizar a ansiedade do grupo. “Sabemos da responsabilidade que nos leva o nome do Jaraguá Futsal e temos todo um calendário a cumprir no ano. Barcelona será a cereja do bolo e precisamos estar focados nos outros campeonatos até lá. Então temos que saber controlar a ansiedade, antes da viagem”, comenta Anderson Decker.

Mas não para por aí. Além de campeonatos e treinos intensos, a equipe jaraguaense realizará ações durante o ano, como pastelada, feijoada e rifas, para auxiliar nas despesas da viagem. Após o término do Mundial, a delegação permanecerá mais uma semana em Barcelona para fazer passeios pela cidade e conhecer a sede do clube catalão.

Fonte: Lucas Pavin – Avante! Esportes / Foto: Adilson Amorim / OCP News

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .