Futsal de Primeira

Futsal SC: Jaraguaense de 14 anos desponta como grande promessa do futsal

13 de maio de 2020 às 17:12:42


Fonte: Lucas Pavin - Avante! Esportes

Entra ano, sai ano, e o roteiro parece sempre se repetir: Jaraguá do Sul é o berço de grandes revelações no futsal.

Há mais de uma década, a cidade que conta com um dos times mais vitoriosos da modalidade na história, segue apresentando talentos que trilham trajetórias de sucesso Brasil afora.

E a joia da vez se chama Lucca Giuseppe da Silva Costa. Com apenas 14 anos, o goleiro acumula vários títulos e prêmios individuais com a camisa aurinegra, despontando como a nova grande promessa da base.

Foto: Paulo Sauer

Um status conquistado após uma longa história construída não só no futsal, mas também no futebol jaraguaense.

Após dar os primeiros passos no salonismo do Colégio Bom Jesus, o menino logo conciliou treinos no futebol de campo pelo Atlético Jaraguá, em 2011, quando tinha apenas cinco anos de idade.

A partir daí, os feitos passaram a se acumular. Em oito temporadas combinadas entre quadra e campo, foram mais de 50 troféus e medalhas no currículo junto às equipes, além de 14 prêmios individuais de melhor goleiro em competições a nível estadual, nacional e até continental.

Foto: Divulgação

A capacidade acima da média apresentada durante esse período despertou interesse de grandes clubes do futebol brasileiro, como São Paulo, Flamengo e Athletico Paranaense.

No último, aliás, ficou em período de monitoramento por dois anos e chegou a ser chamado para ingressar no time paranaense, mas uma mudança precoce para Curitiba fez ele e a família decidir a pela continuação em Jaraguá do Sul.

Não só isso. Desde o ano passado, o garoto decidiu focar apenas no futsal, o que trouxe uma evolução ainda maior para seguir a caminhada em busca de seus dois grandes sonhos na modalidade.

“Tenho o sonho de jogar no Barcelona, da Espanha, mas antes tenho muita vontade de jogar na categoria adulta do Jaraguá Futsal. É muito legal e tenho muito orgulho de jogar aqui”, declara Lucca.

Decisão acertada e dedicação diferenciada

Quando iniciou no futsal em 2011, Lucca ainda não tinha uma decisão formada se jogaria na linha ou embaixo das traves.

Porém, a aptidão mostrada como goleiro desde pequeno fez o técnico Anderson Decker incentivar o menino a continuar na posição. E deu certo.

Logo nos primeiros campeonatos, o jaraguaense ganhou troféus individuais como melhor goleiro e consolidou sua ida para o gol em definitivo.

Foto: Paulo Sauer

De lá para cá, não foi só o talento que o fez brilhar nas quadras, mas também a dedicação acima da média nos treinamentos.

Segundo Decker, que acompanha sua trajetória desde os primeiros passos, Lucca sempre foi fã dos treinamentos específicos de goleiro e desenvolve esse trabalho entre as atividades com o grupo, chegando a treinar de cinco a seis vezes na semana.

Uma dessas atividades específicas foi feita por dois anos com o ex-preparador de goleiro do Jaraguá Futsal, Serginho Santana.

Foi nas mãos de Serginho, que Lucca mostrou amadurecimento e um ganho técnico muito grande na posição.

Foto: Paulo Sauer

O zelo pelo esporte ainda tornou o atleta como um líder para os demais companheiros. Seja em treinos ou jogos, Lucca desempenha o papel de capitão desde a categoria Sub-10.

“É um garoto (Lucca) que tem muito carisma e consegue manter o grupo sempre unido. Ele está desde o início do projeto e sempre manteve uma regularidade. Então tem um futuro muito promissor por toda sua trajetória”, destacou Anderson Decker.

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .