Futsal de Primeira

Futsal SC: Joaçaba Futsal inicia retomada gradual das atividades

08 de maio de 2020 às 09:14:47


O Joaçaba Futsal iniciou nesta quinta-feira, 7, a retomada gradual das atividades. Quatro atletas que permaneceram em Joaçaba voltaram a treinar na academia, sob a supervisão do preparador físico Michel Petri Dalapria. A equipe segue todas as orientações dos órgãos de Saúde para evitar o contágio do novo coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel e a higienização dos aparelhos antes e depois de cada exercício. O ambiente é ventilado e, no horário determinado, o espaço é reservado exclusivamente para o time.

Os demais atletas seguem a preparação física em casa, nos seus respectivos municípios. De acordo com o presidente do Joaçaba Futsal, Gustavo Locatelli, a previsão é de que todos se apresentem à comissão técnica no início de junho, já que, em decreto publicado no dia 12 de abril, o Governo de Santa Catarina prorrogou a quarentena e estendeu as medidas restritivas até 31 de maio, incluindo o transporte coletivo interestadual e os eventos do calendário esportivo.

Locatelli lembra que, devido a pandemia, a equipe trabalha em home office desde o dia 17 de março. “Enquanto os jogadores dão sequência a rotina de treinos em casa, a diretoria e a comissão técnica seguem com o planejamento das ações”, ressalta, acrescentando que a expectativa é de que as competições da Federação Catarinense de Futsal e da Liga Nacional de Futsal (LNF) iniciem em breve, mas que, até o momento, não há definições.

Cronograma

O preparador físico Michel Petri Dalapria destaca que a equipe adulta recebe um cronograma semanal. “Algumas planilhas são adaptadas, considerando a carga e o espaço disponível. Eles encaminham vídeos após cada atividade, para análise, orientações e um controle de treinos. Assim, conseguimos manter a performance em 50% a 60%”, explica.

Michel acrescenta que com os atletas que estão retomando os treinos na academia, inicialmente o estímulo maior será a força. “Quando unirmos os dois grupos, será realizada uma avaliação física e atividades individualizadas antes do trabalho com bola”. Ele lembra ainda que, quando retornarem a Joaçaba, os jogadores passarão por um período de isolamento social.

Base e escolinhas

As equipes Sub-16 do Joaçaba Futsal e Sub-17 e Sub-18 do Luzerna/Joaçaba Futsal também continuam a preparação física em casa. Já os treinos das escolinhas de futsal, no Centro de Eventos da Unoesc, no Parque Municipal, em Herval d’ Oeste e Luzerna, seguem suspensos por tempo indeterminado atendendo as determinações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Fonte: Mayelle Hall - Comunicação Joaçaba Futsal

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .