Futsal de Primeira

Futsal SC: Para entrar no clima de Torneio de Verão, conheça a História do Futsal em Indaial

06 de janeiro de 2019 às 21:55:35


Indayal com Y em 1845. Indaial com I em 1931 (mudança ortográfica da língua portuguesa). Em 1875 é fundada a SRI Sociedade Recreativa Indaial, fundadores: Bruno Oestreich sr., August Keunecke sr., Carl Blaese sr., Wilhelm Ulrich. Na década de 1950 surge o Circulo Esportivo Anchieta, quadra de areia no pátio da Igreja Católica, precursor do futsal Ângelo Cunha. Em 31 de agosto de 1958 inaugura-se a quadra do Marabá com piso de cimento, construída no pátio da SRI, e levava o nome do colaborador Sigfrid Stroisch. Em 1969 é criada a Comissão Municipal de Esportes de Indaial, pelo então prefeito João Hennings Filho. Em 1970 surge o CLESUNIN Clube dos Estudantes Universitários de Indaial, primeiro presidente Roberto Diniz Saut. Em 23 de fevereiro de 1979 é inaugurado o Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, pelo então prefeito municipal Dr. Victor Petters.

SURGIMENTO DO FUTEBOL DE SALÃO EM INDAIAL – Os primeiros torneios de futebol de salão em Indaial, na década de 1950, seriam realizados na quadra de areia do Circulo Esportivo Anchieta, localizada no pátio da Igreja Católica, inicialmente feita para jogar basquetebol, mas que serviria também para o futsal, e tinha como precursor da modalidade Ângelo Cunha. Ali foram realizados alguns pequenos torneios de futsal, com equipes convidadas de Blumenau, com o intuito de aprimorar o futsal indaialense.

TORNEIO DE FUTEBOL DE SALÃO DA SRI – Em 1967 alguns sócios da SRI realizariam o primeiro Torneio de Futebol de Salão da SRI, tendo como primeiro campeão a equipe do Bamerindus, sendo que a partir de 1972 até 1979 teria a participação mais efetiva do CLESUNIN.

CME – No dia 10 de junho de 1969 era homologada a Lei Municipal de número 482 assinada pelo então Prefeito Municipal Sr. João Henings Filho e que teria como seu primeiro presidente o desportista Sr. Maro Marco Hadlich, que hoje dá o nome a Comissão Municipal de Esportes de Indaial Maro Marcos Hadlich.

PRIMEIRA SELEÇÃO DE FUTSAL DE INDAIAL EM JASC – Criada a CME de Indaial em junho de 1969, surgia também à primeira seleção de Indaial de futsal para participar em outubro daquele ano, dos JASC de Santa Catarina na cidade de Joinvile, e que contava com os seguintes integrantes: Técnico Dr. Vanderlei Romer. Auxiliar, roupeiro, massagista Arno Harbs. Goleiros: Lico Hardt (puretas) e Braz da Silva (snackes). Zagueiros: Rolf Hadlich (snackes), Noki Lauth (puretas) e Neno (bamerindus). Atacantes: Jaime Frainer (bamerindus), Bira (puretas), Osvaldinho Lanznaster (snackes) e Jorginho Santos (snackes). (participou também Aldinho do XV).

CLESUNIN – Em 1970 no saudoso bar do Tingas, sob um telhado de palha e belíssima goiabeira, um grupo de estudantes universitários fundaria o CLESUNIN (Clube dos Estudantes Universitários de Indaial), e que teria como seu primeiro presidente Roberto Diniz Saut.

GINASIO DE ESPORTES SERGIO LUIZ PETTERS – No dia 23 de fevereiro de 1979 era inaugurado o Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, e o prefeito da época Dr. Victor Petters, perdera tragicamente num acidente de trânsito seu filho Sérgio Luiz Petters, que inclusive jogava futsal e era um excelente goleiro, assim, a pedido da população indaialense e, em solidariedade ao amigo prefeito, colocou-se no pavilhão o nome de Pavilhão de Esportes Sérgio Luiz Petters.

TRANSFERÊNCIA DA SRI PARA O GINASIO DE ESPORTES SERGIO LUIZ PETTERS – Esta transferência de local e organizadores aconteceu naturalmente, e da seguinte maneira: O torneio estava sendo disputado normalmente nas quadras da SRI e então, por ocasião da inauguração do Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters em 23 de fevereiro de 1979, e a convite da prefeitura municipal e Indaial, transferiu-se o quadrangular final para o Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, recém inaugurado, e que seria vencido pela equipe da Cia Hering do Encano.

EDIÇÕES DO TORNEIO – Assim, tendo o torneio iniciado em 1967, e não tendo sido realizado apenas em 1985, no ano de 2012 teríamos a edição de número 45. Sendo: De 1967 até 1979, Torneio de Futebol de Salão da Sociedade Recreativa Indaial, na quadra do Marabá. De 1980 até 1984, Torneio de Futebol de Salão de Indaial na quadra do Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters. Em 1985 não tivemos edição do torneio. De 1986 até 2018, TORNEIO DE VERÃO na quadra do Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, principais idealizadores do torneio, o desportista Sérgio Wanser, e os radialistas: Waldimiro Grundmann e Osni Renius (Duda).

Fonte: http://auviimix.com / Elaboração: Historiador Anderson Luz dos Santos (Batata), Cronista Esportivo Alfredo Crispim da Veiga (Quarentinha), com a colaboração de Jorge Luiz dos Santos (Jorginho). "Com edição do ano no fim do texto / 2011 - 2018." / Foto: FME Indaial

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .