Futsal de Primeira

LNF: Futsal São Lourenço está entre as dez melhores defesas da Liga Nacional

06 de setembro de 2023 às 15:58:23


O goleiro é uma posição específica que exige características especiais e, portanto, deve dominar todas as facetas do jogo, próprias e as pertencentes a outras posições específicas, dependendo das funções que deve cumprir. Ele é o responsável por defender o gol e impedir que a bola ultrapasse a linha de meta, para isso, pode utilizar qualquer parte do seu corpo. Ele deve ser também um jogador de múltiplas funções no seu time, tendo que defender, atacar, estimular, avisar, comandar, entre outros.

O Futsal São Lourenço / Casa do MDF / Kellogg’s, conta com três goleiros nesta temporada: Serjão, Lucas Rissi e Lucas Suíta. Serjão é o goleiro titular e o capitão da equipe do Oeste Catarinense. Seu comportamento em quadra tem recebido destaque por parte da mídia durante os jogos. Porém, atrás de todo este processo, os goleiros passam por treinamentos específicos, e o preparador deles é o Joel Garcias, que já atuou como goleiro pela equipe de São Lourenço do Oeste.

“O goleiro talvez seja uma das peças mais importante da equipe, deve saber coordenar e orientar a sua equipe, pois joga de frente para o adversário. E hoje em dia além de atuar com as mãos deve saber jogar com os pés na mesma proporção. Já ficou pra trás a ideia que o goleiro é apenas um atleta de defesa, no futsal o goleiro também faz parte no sistema ofensivo da equipe, com isso, é exigido cada vez mais habilidades desta posição. Além de atuar com as mãos e pés para efetuar defesas também deve saber todos os movimentos táticos da equipe, ajudar no sistema ofensivo e dar cobertura ao sistema defensivo. A atenção e concentração é primordial para esta posição”, comentou o preparador de goleiros.

Prova de que o treinamento vem dando resultado positivo é de que o Futsal São Lourenço ocupa a nona posição entre as melhores defesas da Liga Nacional de Futsal e a quarta posição na tabela das defesas menos vazadas do Catarinense 2023. “Os goleiros, hoje em dia, têm que ser o mais completo possível, por isso a importância de se trabalhar todos os fundamentos e todas às ações para que o mesmo tenha um vasto leque de opções para atuar nas ações dos jogos”, disse Joel.

Além do trabalho em quadra, os goleiros do Futsal São Lourenço passam semanalmente por aulas de pilates. “Trabalhando em conjunto a respiração, a musculatura, o equilíbrio e outros pontos importantes, o pilates funciona melhorando o desempenho dos atletas”, finaliza Joel, parabenizando o trabalho que é feito pela instrutora, Micheli Pozzan.

Fonte/Foto: Samara Graciolli  - Assessoria Futsal SLO

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .