Futsal de Primeira

LNF: Regulamento no site da Liga não é o correto

13 de outubro de 2020 às 08:30:28


Já na reta final da fase de classificação (falta menos de ⅓ dos jogos nos três grupos), a Liga Nacional de Futsal de 2020 tem alguns clubes com vaga garantida nas oitavas de final.

No entanto, o internauta que acessa o site da entidade para saber como será o mata-mata se depara com o regulamento errado, já que devido à pandemia de Covid-19 e o calendário mais curto, a primeira fase da LNF deixou de contar com o tradicional “todos contra todos em turno único” e passou a ter os 21 times distribuídos em três grupos, definidos por região, com o objetivo de evitar grandes deslocamentos das agremiações. Os times jogam entre si em turno e returno dentro do próprio grupo, e as cinco melhores equipes de cada grupo e o melhor sexto colocado avançam para os playoffs.

Com isso, as oitavas de final estão com confrontos pré-estabelecidos e o primeiro colocado do Grupo A (posição já assegurada pelo Magnus-SP) terá vantagem sempre. Explica-se: na próxima fase pegará o único sexto colocado classificado. Nas quartas de final não corre o risco de encarar segundo colocado de grupo algum. E nas semifinais não enfrentará o primeiro colocado de algum dos outros grupos, o que só acontecerá em uma possível decisão de título. “Sorte” que o time paulista já garantiu a melhor colocação entre todos os participantes, o que deixa de comprometer a predefinição dos jogos.

Confira:

1º do Grupo A x melhor 6º colocado

1º do Grupo B x 5º do Grupo C

1º do Grupo C x 5º do Grupo A

2º do Grupo A x 5º do Grupo B

2º do Grupo B x 4º do Grupo C

3º do Grupo A x 3º do Grupo C

2º do Grupo C x 4º do Grupo B

3º do Grupo B x 4º do Grupo A

Esperava-se que a definição dos confrontos no primeiro mata-mata se desse em função das campanhas na fase de grupos. Por exemplo: o melhor primeiro colocado enfrentaria o único sexto que avançou; o segundo melhor primeiro contra o pior quinto; e assim sucessivamente. Inexplicável saber como todos os participantes aprovaram a tabela dirigida de toda a fase eliminatória.

Além disso, o desenho dos emparceiramentos que aparece na página 5 do regulamento não é o que está descrito no item 6.4, que se refere aos cruzamentos semifinais.

Cabe lembrar que mais uma vez no mata-mata não haverá saldo de gols para definição do classificado em caso de um triunfo para cada lado. A prorrogação será realizada e o time de melhor campanha na fase de classificação (que estará atuando em casa) terá a vantagem do empate.

Fonte: Vinicius Fernandes - Armação dos Búzios/RJ

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .