Futsal de Primeira

LNF: Técnicos dos times que ponteiam as chaves da LNF avaliam a competição

17 de setembro de 2021 às 16:42:23


Edgar Baldasso comanda treino da ACBF. Foto: Ulisses Castro

Uma fotografia da tabela de classificação da LNF 2021, faltando uma rodada para encerrar a primeira fase, mostra três times na ponta de cada grupo. Magnus, ACBF e Campo Mourão construíram caminhos diferentes até aqui. O destino é incerto, tanto para eles quanto para os outros 13 times que irão formar os 16 integrantes dos Playoffs a partir de outubro. Enquanto o mata-mata não chega, os treinadores avaliam a trajetória de suas equipes, mas de olho lá na Lituânia, onde o Brasil disputa o Mundial.

“Considero excelente nossa primeira fase. Quando você se depara com um grupo como o nosso, você tem que ter humildade de ir pontuando os objetivos. Nosso primeiro era classificar e o segundo é tentar ser um dos ponteiros na chave. Conseguimos classificar, a liderança e o que é mais difícil, o primeiro lugar geral. Com muita gente de calibre, normal dividir pontos na campanha e mesmo assim alcançamos isso até agora. Por isso julgo nossa primeira fase excelente”, avalia Edgar Baldasso, técnico da invicta ACBF, primeira colocada no grupo B e no geral com 31 pontos.

Invencibilidade foi uma palavra que o Magnus teve colada em boa parte da campanha. Sem derrotas no título de 2020, o time de Sorocaba custou até perder um jogo. E quando isso ocorreu, o time não se abalou. Fruto de um trabalho consolidado e que tem no treinador Ricardinho o controle da situação.

Guilherme Mansueto

Ricardinho está em busca do bicampeonato com o Magnus. Foto: Guilherme Mansueto

 

“Estou muito satisfeito. Sabíamos que no primeiro semestre teríamos que tentar conciliar outras competições com uma bela campanha na Liga, até invicto por um tempo, e não era fácil. Continuamos em primeiro do grupo até a última rodada e esse era o principal objetivo depois do título da Taça Brasil. Agora é recuperar os atletas, os que vão retornar da Seleção e quem sabe buscar o bicampeonato”, projeta.

Quem conhece o gosto do bicampeonato é Sérgio Lacerda. Duas vezes campeão com o Pato em 2018 e 2019, o treinador iniciou a temporada no Tubarão, mas trocou de clube em meio à LNF. Assumiu o Campo Mourão e de lá para cá o time evoluiu e depende só de si para manter o primeiro lugar no grupo C.

Campo Mourão Futsal

Sergio Lacerda orienta a equipe durante partida da LNF. Foto: Campo Mourão Futsal

 

“Os números mostram que temos um desempenho de satisfatório a bom. Viemos em uma crescente e desde a minha chegada procurei passar isso. Aos poucos venho passando o que eu acho ser o melhor para o time sem fugir das características dos jogadores. Ainda temos que dar mais velocidade ao time, mas acho que estamos correndo para trás mais rápido, tanto na primeira linha quanto no meio da quadra, brigando mais pela bola com mais constância. Espero que a gente consiga crescer ainda no número de jogadores a manter esse nível de atuação.”

Enquanto a LNF não retorna e os times disputam competições regionais, as atenções também estão voltadas para a Seleção Brasileira. Confira a impressão de cada treinador sobre o desempenho do Brasil nas quadras da Lituânia.

Edgar Baldasso

“A Seleção está evoluindo o jogo coletivo. Individualmente é o time mais capacitado com os jogadores com maior poder de resolver as partidas como Ferrão, Pito e Dyego nessa valência. Quando avançarmos diante de equipes que irão dividir a responsabilidade, o coletivo vai aparecer mais. A tendência é o jogo fluir mais com o decorrer da competição e brigar pelo título mundial.”

Ricardinho

“O time está muito bem comandado pelo Marquinhos. Estou muito feliz com uma nova estrutura, diferente dos anos anteriores, estamos muito bem servidos de novos jogadores e bem comandados. Tenho certeza que vamos brigar pelo título e essa é a nossa torcida.”

Sérgio Lacerda

“Resultado e desempenho muito bom dentro da chave. Os dois primeiros jogos com níveis diferentes de dificuldade. Gostei por termos proposto o jogo nos dois jogos. Na outra fase, com equipes de mais qualidade ofensiva, penso que vão ter que se submeter a atacar um pouco mais contra o Brasil e aí vai aparecer a nossa transição, o contra-ataque, coisas que não apareceram ainda.”

A Super Rodada decisiva da 1ª fase da LNF 2021 acontecerá em outubro e definirá os 16 classificados para os Playoffs da competição. As partidas terão transmissões ao vivo do SporTV, TV Brasil, TV Cultura e LNFTV, onde você pode assinar e conferir todos os jogos assinando o PPV.

Na Copa do Mundo, o Brasil volta a jogar no domingo, às 10h, contra o Panamá, fechando a fase de grupos. O confronto terá transmissão da Globo e do SporTV.

Fonte: João Paulo Fontoura - Assessoria LNF

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .