Futsal de Primeira

LNF: Treinadores na expectativa da Super Rodada

06 de outubro de 2021 às 09:04:37


Xande quer levar o Blumenau aos Playoffs da LNF 2021. Foto: Sávio James

Técnicos de Blumenau, Santo André Intelli e Minas de olho nos Playoffs da LNF2021

Nem todos chegam para a Super Rodada nas mesmas condições. Enquanto algumas equipes tiveram maior tranquilidade para treinar e até jogar pelo estadual no período em que a LNF 2021 ficou parada, outros decidem o futuro na competição a partir deste final de semana. Além da preparação, observar o que de melhor o Mundial da Lituânia trouxe também não deixou de ser um aprendizado para quem comanda as equipes. A Super Rodada decisiva da LNF inicia-se no sábado. Quinto colocado com 14 pontos, o Blumenau recebe o Joinville e precisa pontuar para não ser incomodado por Juventude e Assoeva, que estão atrás na tabela, com menos chances de classificação.

“A gente fez os últimos bons jogos que nos deram condições de classificar. Tivemos mais de cinco semanas de treinos para a Super Rodada. Estamos confiantes pois era um dos objetivos da temporada. Voltamos a jogar depois de um mês, agora pelo estadual, e sentimos um pouco o ritmo de jogo, mas serviu de lição para esse jogo contra o Joinville. Vamos enfrentar um dos melhores times do Brasil. Temos que ser estratégicos e pensar em vários aspectos do jogo”, destaca o treinador Xande, do Blumenau. No domingo, a definição é dos classificados do grupo C. A jovem equipe do Minas está na quinta colocação com 18 pontos, mas pode ser ultrapassada pelo rival Praia Clube, que tem 15. O duelo é em casa contra o bicampeão Pato, às 11h05.

“Vai ser uma oportunidade de proporcionar a alguns atletas a estreia em uma Liga Nacional, de pisar na quadra junto com os demais. É um retorno às competições depois de um período de inatividade. Estamos bem confiantes pelo trabalho integrado de base e adulto. Isso facilita a adaptação dos meninos desde o sub-17, o sub-20, até o adulto”, explica Peri Fuentes, que comanda o time mineiro. Por fim, na segunda-feira, o grupo A apresenta quem seguirá adiante. O Santo André Intelli, garantido na fase eliminatória, recebe o São José, em partida marcada para às 18h. Quarto colocado na chave com 15 pontos, a equipe entra em quadra de olho também no jogo entre Corinthians e Jaraguá, quinto e sexto colocados, respectivamente.

Maurício Moreira

Peri Fuentes comando a jovem equipe do Minas. Foto: Maurício Moreira

 

“A expectativa é de manter um ritmo e fazer um bom jogo. Tivemos jogos pelo estadual, sem alteração na equipe e vamos ver como o time vai reagir depois dessa paralização tão longa. Acredito que não tenhamos problemas. Jogar contra o São José é sempre difícil, mas temos a tranquilidade de jogar com a classificação e até a colocação praticamente definida”, avalia Cidão, experiente técnico do time paulista.

A longa pausa em jogos da LNF 2021, em função dos jogos do Mundial da Lituânia, proporcionou observações do que melhor o futsal tem no momento em todos os cantos do planeta. Confira o que cada treinador destacou da competição, encerrada com o título de Portugal e a 3ª colocação da Seleção Brasileira.

Janison

Cidão comanda o Santo André Intelli nessa temporada. Foto: Janison

 

Xande – Blumenau

“Eu achei que algumas seleções médias cresceram muito, foram bastante competitivas. Algumas apresentaram um futsal bem interessante. Japão, Marrocos e Portugal, que não foi tão bem na primeira fase, cresceu depois de eliminar a Espanha. Me chamou atenção o nível da Argentina, que merecia até melhor sorte na final. A competitividade cobra eficácia. Fazer bem feito aquilo que deve ser feito. Foi assim com a Argentina contra Portugal e do Brasil contra a Argentina.”

Cidão – Santo André Intelli

“Notório crescimento de vários países diferentes. No futsal japonês percebi um time bem organizado. Outras equipes também como a Argentina e Portugal. Não somente países, mas continentes estão evoluindo, como foi possível ver o Marrocos, da África, com um futsal gostoso de se ver. Em relação à nossa eliminação foi daqueles jogos que se jogaria dia e noite e a bola talvez não entrasse. Estamos pagando o preço dos dois últimos mundiais em relação à organização fora das quadras. Outra coisa é que nossa moeda não consegue equilibrar os orçamentos e como consequência, muitos jogadores estão lá fora e dificulta a preparação. E assim, o entrosamento adequado não se adquire.”

Peri Fuentes – Minas

“Achei que o Brasil fez um ótimo Mundial. Perdeu em um jogo que foi superior à Argentina e poderia ter vencido até com uma margem de gols se tivesse tido aproveitamento. Acho que estamos retomando o caminho de reestruturação da Seleção depois de dois ciclos sem preparação adequada. Estamos no caminho certo.”

A Super Rodada da LNF 2021 acontece nesse final de semana, a partir de sábado, com jogos até segunda-feira. Após isso, teremos a definição dos 16 classificados para os Playoffs da competição. Assine o PPV da LNFTV e acompanhe tudo da melhor competição de futsal do mundo.

Fonte: João Paulo Fontoura - Assessoria LNF

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: . . . . . FUTSAL NA TV . . . LIGA NACIONAL . . . OITAVAS DE FINAL . . . SEGUNDA-FEIRA (25) . . . 18h00 . . . CORINTHIANS x FOZ CATARATAS [SPORTV] . . . . .