Futsal de Primeira

MG: Aos 20 anos, Ribeiro se destaca na equipe adulta do futsal minastenista

12 de novembro de 2020 às 10:42:36


A persistência e o trabalho duro são fundamentais para que o sucesso seja atingido no mundo dos esportes. Maior nome da história da natação mundial, o norte-americano Michael Phelps, dono de 28 medalhas em Jogos Olímpicos e 33 pódios em Campeonatos Mundiais de piscina longa, diz que “tudo é possível desde que você dedique seu tempo, seu corpo e sua mente”.

Foi com esse pensamento que Gabriel Ribeiro dos Anjos, o Ribeiro, ala de 20 anos do futsal minastenista, superou dificuldades no início do ano e chegou ao fim da LNF 2020 como um dos principais atletas do Minas na temporada.

Influenciado (e sempre acompanhado) pelo pai e pelo irmão mais velho, Ribeiro iniciou a carreira nas quadras de futsal e campos de futebol em um clube de Belo Horizonte. O talento do garoto chamou a atenção de um treinador de futsal, que o indicou para um teste em um colégio da capital mineira. Depois de ser aprovado na avaliação, marcar gols e conquistar títulos, Ribeiro chegou ao Minas em 2019, e passou a integrar a equipe Sub-20 do Clube. “Na temporada passada, ele fez um bom ano no Sub-20. Então, visualizamos a perspectiva de aproveitá-lo no time adulto”, lembra o técnico Peri Fuentes.

Os primeiros passos com o elenco profissional, no entanto, não foram fáceis. Segundo o próprio jogador, a determinação foi decisiva para se transformar em um dos destaques da equipe minastenista. “A temporada 2020 teve altos e baixos. Comecei o ano com muita dificuldade para me adaptar à intensidade dos treinos da equipe, tanto que não cheguei a ser relacionado para um torneio de pré-temporada, em Três Coroas (RS). Depois, veio a pandemia. Enquanto não podíamos treinar no Clube, me preparei bastante em casa, porque não queria passar novamente pelos momentos ruins. Quando os treinos presenciais voltaram, eu estava me sentindo mais focado, disciplinado, determinado, com mais vontade de mostrar o meu trabalho. Acho que foi a partir daí que me doei mais e consegui ter destaque na Liga”, diz o camisa 30.

Na Liga Nacional de Futsal (LNF), Ribeiro participou de 12 jogos e marcou dois gols. Para a comissão técnica, a evolução do atleta é visível. “Mesmo com a pandemia, ele conseguiu voltar muito bem. No primeiro jogo, já participou bastante, atuou nos quartetos, em situações de ataque do goleiro-linha. É um menino que vem evoluindo demais, crescendo muito. Ele tem tudo para nos dar muitas alegrias em um futuro próximo”, comenta Peri.

Para o jogador que realizou o sonho de ser atleta profissional no Minas, o próximo passo é vestir a camisa da seleção brasileira e colocar troféus na estante. “O Minas é muito importante na minha carreira, e o Peri também tem um papel decisivo. Eu cheguei ao Clube, praticamente, sabendo só jogar bola. Ele foi o responsável por me ensinar sobre a parte tática, me convidou para a equipe adulta. Devo muito a ele e ao Minas. O meu maior sonho eu realizei, que era me tornar um atleta profissional. Agora, eu pretendo sustentar a minha família com o futsal, chegar à seleção brasileira e ganhar muitos títulos”.

Após a eliminação nas oitavas de final da LNF, diante do Cascavel, Ribeiro e os demais atletas do Minas voltaram aos treinos com bola na manhã desta quarta-feira (11/11), em atividade conduzida por Peri Fuentes na Areninha, no Minas I. Agora, a equipe minastenista se prepara para a Taça Brasil, que, até o momento, terá como sede a cidade de Tubarão e será disputada entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro.

Patrocinador: Grupo Risotolândia
Fornecedor de material esportivo: Clanel

Siga as redes sociais oficiais do Futsal do Minas:
Facebook: /mtcfutsal
Instagram: @mtcfutsal

Fonte: Assessoria Minas TC

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: . . . . . FUTSAL NA TV . . . LIGA FUTSAL . . . DOMINGO (22) . . . 18h00 . . . TUBARÃO 6 x 3 PRAIA CLUBE [SPORTV] . . . . . TERÇA-FEIRA (24) . . . 17h30 . . . JOINVILLE x PATO [SPORTV] . . . . .