Futsal de Primeira

MUNDO: Barça e Palma Futsal disputam vaga às semifinais da UEFA Champions

21 de novembro de 2022 às 15:39:34


Moslem, do Mallorca Palma Futsal, e Pito, do Barça, no último jogo do campeonato entre as duas equipas. Foto: LNFS

As duas primeiras equipas da Liga Nacional de Futsal, Barça e Mallorca Palma Futsal, fazem esta semana uma pausa na competição nacional para disputar a Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League. As duas equipes aspiram ao máximo no evento continental e disputam três partidas em busca da passagem para as semifinais da competição. Os vermelhões são os anfitriões do seu grupo, em Son Moix, enquanto os blaugranas viajam até à Croácia. As partidas acontecem na quarta-feira, 23, quinta-feira, 24 e sábado, 26 de novembro, e apenas o primeiro colocado de cada grupo tem passagem para a fase final.

O Barça chega a esta pausa do campeonato na primeira posição da tabela, com 22 pontos, depois de empatar este sábado a um golo frente ao Jaén FS. O Mallorca Palma Futsal também somou um ponto no confronto com o Noia Portus Apostoli. Ambos são primeiro e segundo na competição nacional e, com exceção de Jimbee Cartagena, abriram uma lacuna importante em relação ao restante das equipes. No entanto, suas aspirações vão além.

De fato, a equipe blaugrana defende o título da UEFA Futsal Champions League que conquistou na época passada, o quarto da sua história, ao vencer na final o Sporting Club de Portugal. Os comandados de Jesús Velasco são favoritos no seu grupo depois de terem passado a fase anterior com vitórias plenas e goleadas: 6-1 ao Hovocubo, 0-8 ao Dobovec e 1-7 ao Luxol St Andrews. Eles fazem sua estreia na Rodada de Elite na quarta-feira, às 17h30, contra o Romeno United Galati. No dia seguinte, também às 17h30, terá o duelo mais difícil do grupo contra o belga Anderlecht, anteriormente conhecido como Halle-Gooik, que o Barça derrotou na temporada passada. No conceituado clube estão vários jogadores com passagem pela Liga Nacional de Futsal, como Grello, Maxi Rescia e Fits. No terceiro e último jogo, terão de se cruzar com a equipa da casa, o croata Pula, num jogo que se afigura decisivo para garantir o primeiro lugar. O pavilhão Mate Parlov vai receber os jogos deste Grupo D. Ao alcance do Barça está o Inter FS como a equipa com mais lesões na história da competição.

Por seu turno, o Mallorca Palma Futsal tem o privilégio de disputar esta Ronda de Elite em casa. A equipa do Palma, que se estreia esta época na mais alta competição europeia, recebe a disputa do seu grupo em Son Moix. A estreia nesta Ronda de Elite será na quarta-feira, pelas 20h15, frente ao Dobovec, campeão do campeonato esloveno e regular nesta competição nas últimas temporadas. Quinta-feira pelas 20:15 chega o segundo encontro, frente ao polaco Piast Gliwice, que também se estreia na UEFA Futsal Champions League. O terceiro e último jogo fica para sábado, à mesma hora, frente ao croata Novo Vrijeme. O facto de ser anfitriã, e a ausência de rivais tão duros como na fase anterior, conferem ao Mallorca Palma Futsal algum favoritismo.

Na primeira fase, a equipe de Antonio Vadillo superou o grupo mais difícil, que incluía Sporting de Paris, Anderlecht e Kairat Almaty. Os cazaques e os belgas empataram a cinco pontos no topo da tabela com o Mallorca Palma Futsal, que só venceu os franceses e empatou os outros dois jogos. Agora chegam a um doce momento, depois de terem derrotado o todo-poderoso Barça no campeonato, no jogo antecipado da 10. ª jornada, e a apenas dois pontos do líder da classificação. A cidade voltou-se para esta competição e para a organização do evento. Para começar, nesta segunda-feira comemoram a apresentação no Castell de Bellver, e a equipe se concentra à tarde para enfrentar este emocionante evento.

Além das equipes espanholas, no Grupo A, o Sporting CP, campeão da UEFA Futsal Champions League nas edições de 2019 e 2021 e atual vice-campeão, é o favorito, com grande parte do bloco da formação portuguesa que venceu a última Eurocopa em 2022 e último Mundial em 2021. Os portugueses terão pela frente o Uragan, da Ucrânia; para Loznica-Grad 2018, da Sérvia; e a italiana Città di Eboli, que também atua como anfitriã porque as partidas serão disputadas no Palajacazzi, na cidade de Aversa. Por fim, no Grupo C estão duas equipas que sabem o que significa vencer esta competição: o Kairat Almaty, do Cazaquistão, campeão em 2013 e 2015, terá pela frente o português Benfica, campeão na edição de 2010. o grupo os checos Chrudim e o maltês Luxol St. Andrews.

Fonte: Assessoria LNFS

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .