Futsal de Primeira

MUNDO: Brasileira vai comandar a Seleção Feminina de Futsal dos Estados Unidos

10 de março de 2023 às 15:38:16


Márcia Tafarel será a responsável por formar a seleção para a disputa da primeira Copa do Mundo da modalidade

Ex-atleta da Seleção Brasileira, a bento-gonçalvense Márcia Tafarel foi pioneira no Brasil ao participar da primeira edição das Olimpíadas contando com o futebol feminino no quadro olímpico, em Atlanta 1996. Agora, como treinadora, também será pioneira, porém, desta vez, nos Estados Unidos, sendo a responsável por comandar a Seleção Feminina de Futsal dos Estados Unidos, com vistas para a primeira edição da Copa do Mundo de Futsal Feminino da história. 

Márcia Tafarel foi nomeada oficialmente a treinadora principal do “inaugural” programa da US Soccer da Seleção Feminina de Futsal dos Estados Unidos, equipe lançada como parte do departamento de Seleções Nacionais Estendidas do Futebol dos EUA neste mês. A US Soccer iniciou o planejamento para a nova seleção ainda em dezembro, após o anuncio da FIFA em realizar pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina de Futsal, prevista para 2024. 

Para esse desafio, os Estados Unidos apostam no nome de Márcia Tafarel, a qual desempenha a função de técnica no país desde 2004, com licença “B” de treinadora de futebol. Com pioneirismo no Brasil, Márcia conta com uma vasta bagagem como ex-atleta, com participações em uma Olimpíada e em duas Copas do Mundo de Futebol Feminino. Agora, ela terá a missão de escrever uma nova história do zero, desta vez, no futsal. 

“Estou extremamente animada para comandar o lançamento da Seleção Feminina de Futsal dos EUA com o US Soccer”, disse Tafarel. “Eu joguei e treinei o esporte toda a minha vida, então ter a chance de montar um time e eventualmente enfrentar uma competição internacional nos próximos anos é uma oportunidade maravilhosa. Estaremos procurando jogadoras de todos os cantos do país para estabelecer nosso elenco no próximo ano”, salienta. 

Ao lado dela estará a treinadora assistente Sascha Filippi, que conta com uma vasta trajetória internacional como treinadora de clubes de futsal na Fraça, na Espanha e nos Estados Unidos. 

O US Soccer realizará diversos “camps” (treinamentos coletivos) para a formação do plantel de jogadoras visando a temporada 2024, na qual está prevista a realização da primeira Copa do Mundo Feminina.  A equipe realizará seu primeiro “camp” de identificação internacional em Walnut Creek, Califórnia, de 23 a 26 de março, quando Márcia Tafarel será apresentada oficialmente e iniciará seus trabalhos frente à seleção. 

Fonte: FML Esportes

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .