Futsal de Primeira

MUNDO: Ferrão concorre á artilharia com companheiro de Barça

21 de junho de 2022 às 14:41:50


Ferrão fecha o punho após marcar um gol com o Barça. Foto: LNFS

O pivô brasileiro começa com vantagem na corrida por ser o artilheiro do campeonato da Liga. Quando falta apenas a final do Play Off, seus 29 gols representam uma vantagem de cinco gols sobre os números de seu companheiro de equipe Sergio Lozano, o primeiro jogador que pode caçá-lo. Quase com total certeza este prêmio será do Barça, já que o terceiro envolvido na pomada é Adolfo, tem onze gols atrás do líder deste ranking.

O vencedor do troféu de artilheiro da Liga Nacional de Futsal em 2017, 2018 e 2019 está a um passo de voltar a glória em 2022. Ferrão, o artilheiro de um Barça que corre para a final do Play Off somando seu quarto título da temporada, é quem lidera a classificação do atual campeonato depois de ter anotado 29 gols em 25 jogos. Estes números, quando faltam apenas dois jogos (ou três em caso de desempate), já implicam com total certeza que o ‘artilheiro’ deste percurso recairá sobre um dos finalistas: Barça ou Palma Futsal. No entanto, os números colhidos ao longo do exercício regular decantaram quase irreversivelmente este prêmio para o lado culé.

Depois de uma pulsação muito equilibrada entre os grandes artilheiros da Liga durante os 30 dias do calendário regular, o avanço de Ferrão em momentos-chave serviu para dar um bom golpe na tabela nesse quesito. Seus números na frente do gol também foram os melhores nesta seção (24 gols), embora naquela época ele só tenha adquirido um pouco de renda sobre seu companheiro de equipe Sergio Lozano ou dois sobre o ‘assassino’ das Indústrias Santa Coloma, Tomas Drahovsky. Mas as atuações de Chapecó nas eliminatórias decisivas, além de impulsionar o Barça para uma nova final, serviram para se destacar neste ‘sprint’ de artilheiros. Cinco novos gols com sotaque brasileiro elevaram a fasquia para 29 gols, o mesmo número que o ‘top’ conquistou no ano passado.

Nenhum dos participantes do Play Off conseguiu seguir a trilha nas Quartas de Final e Semifinais. Os quatro golos de Terry nas pré-eliminatórias com o Ribera Navarra FS aproximaram-no dos 25 gols, sendo o segundo melhor número da actualidade, mas a eliminação confirmada da equipa de Tudela afasta-o como possível melhor marcador. Atrás dele aparece o nome de Sergio Lozano, a principal ameaça para arrebatar o título individual de seu companheiro de equipe no Can Barça com 24 gols em seu crédito e apenas uma final para reverter o armário. Longe, e aos 18 convertidos em toda a Liga por Adolfo, o próximo jogador a ser observado.

Apesar de as grandes referências ofensivas do Palma Futsal continuarem a subir de posição na última semana do torneio, aproveitando a estreia como finalistas, as hipóteses de coroar o artilheiro são utópicas. Higor e Mancuso partilham o actual privilégio de serem os artilheiros da equipa com 14 golos cada, pelo que para assaltarem o trono deste ranking deverão, pelo menos, duplicar os seus recordes anteriores em todo o resto do Play Off Final.

Fonte: Assessoria LNFS

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .