Futsal de Primeira

MUNDO: O novo Play Off testa os candidatos ao título da Liga de 2022

06 de junho de 2022 às 14:32:00


Tabela de Emparelhamento de Jogo de Títulos 2021/22. Foto: LNFS

Barça, Inter FS, Palma Futsal, Viña Albali Valdepeñas, Jimbee Cartagena, Ribera Navarra FS, Jaén FS e ElPozo Murcia Costa Cálida serão os protagonistas

Os oito candidatos a se tornarem campeões da Liga em junho enfrentam uma fase final renovada que cercou o resultado da temporada com expectativas e incógnitas. E é que as eliminatórias, das quartas de final à final como de costume, não conseguem sair vitoriosas à melhor de três jogos, reunindo uma série de novas condições a serem levadas em consideração tanto por seus protagonistas quanto pelos torcedores.

No final da temporada regular na Primeira Divisão, as oito equipas que dominaram o ‘top 8’ da classificação enfrentam uma nova dimensão para a qual estão a finalizar os seus preparativos. Barça, Inter FS, Palma Futsal, Viña Albali Valdepeñas, Jimbee Cartagena, Ribera Navarra FS, Jaén FS e ElPozo Murcia Costa Cálida serão os protagonistas de uma edição única devido ao novo formato estabelecido.

Todas as incógnitas sobre o posicionamento dos protagonistas do Play Off foram dissipadas no sábado, em uma jornada 30 com voz decisiva em todas as suas partidas. Com exceção do Barça, Campeão da Liga regular com um mês de antecedência, todos os outros participantes do Play Off conquistaram sua posição privilegiada em uma temporada em que a importância da tabela classificativa ganhará uma nova dimensão. E é que as eliminatórias para o modelo de estreia do título, abrindo caminho de uma nova maneira para as equipes com a melhor pontuação no final dos trinta compromissos.

Embora os primeiros pares sejam idênticos aos usados ​​nas quartas de final (primeiro x oitavo, segundo x sétimo, terceiro x sexto e quarto x quinto), as partidas são reduzidas a partidas de ida e volta, sempre jogando o jogo chave no feudo da equipe com a melhor posição inicial. Além disso, as equipes com mais pontos na fase regular terão outra vantagem extra em caso de empate ao final dos 80 minutos regulamentares entre os dois duelos: seu campo terá uma prorrogação de duas partes (3 minutos cada) e Se o empate não for desfeito neste período, não haverá disputa de pênaltis, mas a equipe com o melhor desempenho durante a temporada regular se classificará automaticamente para a próxima rodada.

Este novo modelo estará presente tanto nas Quartas de Final quanto nas Semifinais, enquanto a Grande Final terá sua exceção. O empate decisivo não pode ser empatado ao final de nenhuma partida, pois neste caso haverá prorrogações de dois períodos (3 minutos cada) e, se o empate persistir, serão os pênaltis de cinco tiros que decidirão o vencedor da a partida. O Campeão será a equipa que conseguir vencer dois duelos na Final, pelo que se cada um dos finalistas prevalecer num jogo, terá lugar um terceiro e definitivo confronto na pista do clube mais bem classificado da Liga regular. Novamente, em caso de empate neste terceiro jogo, seria até o destino dos pênaltis.

As duplas das quartas de final

O Barça, como líder da Primeira Divisão, enfrentará o ElPozo Murcia Costa Cálida em seu primeiro passo na tentativa de manter o título. O Inter FS terminou em segundo lugar, razão pela qual foi convocado para as quartas de final com um Jaén FS que selou seu passe na campainha. Caminho semelhante é percorrido pelo Palma Futsal, também com um ‘fator de quadra’ favorável em um primeiro jogo contra o Ribera Navarra FS, outro recém-classificado neste sábado. O último duelo dos quartos-de-final e o, a priori, mais equilibrado, terá lugar entre Viña Albali Valdepeñas e Jimbee Cartagena, que tentarão afirmar as suas opções a partir do quarto e quinto classificados, respectivamente.

Ir o mais longe possível também terá um prêmio na forma de uma classificação europeia. Apenas o Barça, como atual campeão da UEFA Futsal Champions League, tem garantida a sua participação na próxima edição do torneio continental, mas o futsal espanhol ainda procura outro parceiro. O segundo classificado nacional será aquele que conquistar o título da Liga ou, se também cair nas mãos do Barcelona, ​​será o outro finalista do Play Off que ocupará a posição.

Fonte: Assessoria LNFS

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .