Futsal de Primeira

MUNDO: Portugal vence Finlândia com bis de André Coelho

16 de setembro de 2023 às 14:25:50


Portugal entrou da melhor na Ronda de Elite rumo ao Campeonato do Mundo e, este sábado, goleou a Finlândia fora de portas. André Coelho foi a grande figura da partida ao apontar dois golos.

A seleção nacional de futsal entrou este sábado em campo na Ronda de Elite europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo do próximo ano. Na deslocação à Finlândia, Jorge Braz deixou de fora o estreante Cristiano Marques, ao passo que Sergio Gargelli não contou com Antti Koivumaki, Mikko Kytola, Aleksi Kylmala e Vesa Lilja.

Na Energia Areena, que se apresentou bem composta e praticamente lotada, Portugal dominou os primeiros minutos do encontro, mas foi surpreendido pela postura ofensiva da Finlândia. Ainda assim, os finlandeses não conseguiram faturar e a equipa das quinas começou a controlar a partida.

Na reta final do primeiro tempo, o selecionador finlandês apostou no cinco para quatro para tentar contrariar a manobra ofensiva lusa, lançando Lintula como guarda-redes avançado. Num desses lances, a Finlândia perdeu a bola no ataque, Pany Varela arrancou com perigo e foi travado em falta por Jani Korpela, que cometeu a sexta falta da sua equipa.

André Coelho assumiu a cobrança do livre de 10 metros, atirou para o meio da baliza, o guarda-redes Savolainen ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo inaugural (0-1). O resultado manteve-se intacto no último minuto e Portugal saiu para os balneários em vantagem.

Na etapa complementar, Portugal assumiu o controlo desde o início, mas demorou a encontrar o caminho do golo. Primeiro, Afonso Jesus ainda acertou na trave, mas depois Pauleta lá conseguiu faturar, quebrando o ímpeto finlandês: Tomás Paçó recebeu na esquerda e deixou para Pauleta no flanco direito, o jogador do Sporting fletiu para o meio e atirou colocado para o fundo da baliza (0-2).

Depois do golo, a formação nacional apresentou-se mais faltosa e, a mais de 10 minutos do fim, somava quatro faltas. Numa das ocasiões da Finlândia, Justus Kunnas apareceu a finalizar de meia-distância, mas acertou em cheio no ferro esquerdo da baliza de Edu Sousa.

Pouco depois, Pany recuperou a bola junto à baliza portuguesa e lançou o contra-ataque. Junto à área, tocou para a direita para Tiago Brito que, com toda a clarividência, deixou para André Coelho finalizar para a baliza deserta (0-3).

Fonte: Zona Técnica Futsal

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .