Futsal de Primeira

MUNDO: Sorteio da ronda de elite da UEFA Futsal Champions League

04 de novembro de 2022 às 13:15:08


Os quatro vencedores dos grupos avançam para as finais de mata-mata. Foto: UEFA

Um encontro entre o ex-campeão Benfica e o Kairat Almaty está entre os destaques depois do sorteio da ronda de elite da UEFA Futsal Champions League dividir os 16 candidatos que avançam da fase principal em quatro grupos que decidirão os finalistas a eliminar.

A fase de elite será disputada de 22 a 27 de novembro e os quatro vencedores dos grupos avançam para a fase final em 4/5 e 6/7 de maio, com os anfitriões a serem confirmados.

Grupos da rodada de elite

Grupo A : Sporting CP (POR), Uragan lvano-Frankivsk (UKR), Loznica-Grad 2018 (SRB), Città di Eboli (ITA, anfitriões)

Grupo B : Mallorca Palma Futsal (ESP, anfitriões), Novo Vrijeme Makarska (CRO), Dobovec (SVN), Piast Gliwice (POL)

Grupo C : Benfica (POR), Luxol St. Andrews (MLT) , Chrudim (CZE), Kairat Almaty (KAZ, anfitriões)

Grupo D : Barça (ESP, titular), Sporting Anderlecht Futsal (BEL), United Galati (ROU), Futsal Pula (CRO, anfitrião)

Conheça as equipes

O Barça conquistou seu quarto título na temporada passada e espera igualar o recorde de cinco da Inter FS.

O Sporting CP perdeu a final de 2022, mas venceu em 2019 e 2021; eles e o Barça dividiram os quatro títulos desde a mudança de nome 2018/19 da Taça UEFA Futsal.

Kairat (2013 e 2015) e Benfica (2010) também são campeões anteriores.

Tanto o Barça quanto o Kairat esperam chegar às finais pela décima vez, um recorde.

João Matos, do Sporting, é o novo recordista da competição em presenças de jogadores, tendo ultrapassado a antiga marca de 69 de Rizvan Farzaliyev e Lúcio.

O Kairat disputa a sua 19ª época recorde na Europa, tendo participado na Ronda de Elite em todas as 16 edições em que participou (desde 2006/07, excepto em 2020/21 em que houve o formato a eliminar ).

Kairat e Chrudim já estiveram no mesmo grupo da Ronda de Elite cinco vezes: Kairat venceu todas as cinco partidas e liderou o grupo em quatro dessas ocasiões, incluindo uma virada dramática em Chrudim para vencer por 5-4 no mini-torneio de 2007/08 decisivo e 6-5 na Sérvia em 2012/13 a caminho do bicampeonato.

Kairat e Benfica já se encontraram quatro vezes. O Kairat venceu os quartos-de-final de 2020/21 por 6-2 na Croácia; O Benfica venceu por 5-3 na Ronda de Elite 2019/20, embora ambas as equipas já estivessem de fora; O Kairat venceu por 5-3 nos penalties e ficou com o bronze em 2010/11; e na segunda pré-eliminatória de 2005/06, em Lisboa, empatou 3-3, resultado que ajudou o Kairat a ultrapassar o Benfica nas meias-finais.

O Anderlecht entrou anteriormente como Halle-Gooik; eles perderam para o Barça na rodada de elite da temporada passada e na rodada principal de 2018/19.

A Croácia tem pela primeira vez dois participantes (Novo Vrijeme Makarska e Pula), e ambos avançaram do mesmo grupo da ronda principal.

Città di Eboli, Loznica-Grad 2018, Mallorca Palma, Piast Gliwice e Pula estão competindo em suas temporadas de estreia europeias.

O Luxol é a primeira equipa de Malta a chegar à ronda de elite.

O United Galati também está na Ronda de Elite pela primeira vez, embora tenha jogado nos oitavos-de-final em 2020/21.

Nenhuma equipe da República Tcheca, Malta, Romênia, Sérvia ou Ucrânia chegou à final em qualquer formato.

Os únicos finalistas anteriores da Croácia são o MNK Split, que participou no evento de oito equipas da edição inaugural de 2001/02 e chegou às meias-finais.

Nenhuma equipa da Eslovénia chegou às meias-finais, tendo Dobovec disputado a fase final a oito equipas de 2020/21, perdendo nos quartos-de-final.

Da mesma forma, os únicos finalistas da Polónia foram Clearex Chorzów, que foi eliminado na fase de grupos em 2001/02.

Como eles progrediram na rodada principal

Vencedores do grupo do Caminho A: Mallorca Palma Futsal (ESP, Grupo 1), Sporting CP (POR, 2), Barça (ESP, 3, detentores), Benfica (POR, 4)

Vice-campeões do grupo do Caminho A: Sporting Anderlecht Futsal (BEL, 1), Novo Vrijeme Makarska (CRO, 2), Luxol St. Andrews (MLT, 3), Uragan lvano-Frankivsk (UKR, 4)

Terceiro lugar do grupo Caminho A: Kairat Almaty (KAZ, 1), Futsal Pula (CRO, 2), Dobovec (SVN, 3), United Galati (ROU, 4)

Vencedores do grupo Caminho B: Loznica-Grad 2018 (SRB, 5), Piast Gliwice (POL, 6), Città di Eboli (ITA, 7), Chrudim (CZE, 8)

Procedimento de sorteio

As equipes foram divididas em três níveis de semeadura com base nos resultados da rodada principal: vencedores do Caminho A (posição 1, quatro equipes); Vice-campeão do Caminho A (posição 2, quatro equipas); e os terceiros colocados do Caminho A e os vencedores dos grupos do Caminho B (posições 3 e 4, oito equipes).

Nenhum vencedor do grupo da ronda principal pode defrontar os segundos classificados do seu grupo, ou seja, Mallorca Palma e Anderlecht; Sporting CP e Novo Vrijeme Makarska; Barça e Luxol St. Andrews; e Benfica e Uragan lvano-Frankivsk.

Não havia proteção do país.

Seis clubes foram selecionados como potenciais anfitriões do mini-torneio e sorteados separadamente, do Pote 1, mantendo suas cabeças de chave. Quatro anfitriões foram sorteados e distribuídos nos Grupos A a D de acordo com suas respectivas posições.

As duas bolas das restantes equipas (Sporting CP e Pula) foram então sorteadas e colocadas nos espaços disponíveis nos grupos de acordo com a sua posição de cabeça de chave; eles não atuarão como hospedeiros.

As equipes do Pote 2 (posições 3 e 4) foram sorteadas em seguida, preenchendo a posição restante 4 vagas antes de preencher a posição 3.

Os potes 3 (posição 2) e 4 (posição 1) foram então sorteados, preenchendo as vagas restantes disponíveis nos grupos.

Pote 1: Anfitriões elegíveis

Mallorca Palma Futsal (ESP, 1º lugar)

Sporting CP (POR, 1)

Kairat Almaty (KAZ, 4)

Futsal Pula (CRO, 4)

Piast Gliwice (POL, 4)

Città di Eboli (ITA, 4)

Pote 2: Semeando posições 4 e 3

Dobovec (SVN)

United Galati (ROU)

Loznica-Grad 2018 (SRB)

Chrudim (CZE)

Pote 3: Semeador posição 2

Sporting Anderlecht Futsal (BEL)

Novo Vrijeme Makarska (CRO)

Luxol St. Andrews (MLT)

Uragan lvano-Frankivsk (UKR)

Pote 4: Semeador 1º

Barça (ESP, detentor)

Benfica (POR)

 

Fonte: Assessoria UEFA

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .