Futsal de Primeira

PR: Mangueirinha e Apucarana duelam por acesso inédito

19 de novembro de 2022 às 08:39:06


Cleber Paraná, técnico do Coronel, comanda a equipe desde o fim da Série Ouro de 2021; Vando Ronsani dirige o Mangueirinha desde a Série Bronze de 2020 e tenta acesso inédito.

Coronel e São Miguel tentam voltar

A Série Ouro de 2023 conhecerá seus dois últimos integrantes neste sábado, 19. Isso porque, na Série Prata, serão disputados os jogos de volta da semifinal. Dois sudoestinos estão na briga.

Mangueirinha x Apucarana – 20h

O Apucarana venceu por 4×1, em casa. Para reverter, o Mangueirinha necessita de uma vitória simples no tempo regulamentar e de um empate na prorrogação. O técnico Vando Ronsani não tem desfalques. Ele conta com o retorno do ala Diego César.

O adversário viajou na sexta-feira, 18, e pernoitou em Chopinzinho. Na casa da Acel, o técnico Márcio Rinaldo comanda o último treino na manhã que antecede o jogo.

“Treinamos em quadras menores pra se adaptar às dimensões do ginásio de Mangueirinha. Nosso objetivo é vencer no tempo normal e se isso não acontecer teremos a prorrogação”, disse o treinador do Apucarana. No ano passado, o Dragão do Norte chegou na fase decisiva do acesso, mas deixou a vaga escapar para o CAD.

Pensando numa eventual Série Ouro, a diretoria do Mangueirinha diz que terá uma quadra com as medidas oficiais (40 por 20 metros) para 2023. De acordo com o presidente Eduardo Corrêa, o “MEC” não precisará deixar a cidade para mandar seus jogos. Em 2022, a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) passou a não permitir mais que confrontos da elite do estadual sejam disputados em quadras reduzidas. Com isso, Ampere e Aaema atuaram em Santa Izabel do Oeste e Clevelândia, respectivamente.

“Nós estamos jogando no Ginásio Luiz Balbino de Moraes, mas o José Dias de Almeida está sendo reformado. Se subirmos, não teremos problema.”

A expectativa para logo mais às 19h30 é 700 pessoas, capacidade do local, apoiem o time. “O MEC já é vitorioso por ter chegado onde chegou. É um clube novo, sofremos por conta do pouco período de treino, mas temos jogadores de ponta. Temos time pra chegar na final.”

Em três jogos no ano, Mangueirinha e Coronel somam uma vitória para cada lado, além de um empate.

São Miguel x Coronel – 20h

No Oeste do Estado, confronto entre o segundo maior vencedor do futsal paranaense e uma equipe emergente. O São Miguel tem quatro títulos da Série Ouro e está atrás somente do Cascavel, com oito. No entanto, o Amarelinho está longe da elite desde 2011, sendo que de 2012 até 2016 ficou inativo.

“A semana de trabalho foi boa e conseguimos nos preparar para as situações que podemos enfrentar. Não temos desfalques. Todos querem colocar o São Miguel no lugar de onde nunca deveria ter saído”, declarou o técnico Luiz Henrique de Paula.

Já o Coronel venceu a Série Bronze de 2018, foi vice da Prata em 2020, mas no ano passado não conseguiu permanecer na Ouro. Sob o comando de Cleber Paraná, tenta o retorno e deu um passo importante para isso: venceu por 1×0 o jogo de ida, no Barro Preto, e agora depende de um empate.

“Fizemos treinos intensos e ao mesmo tempo controlamos a carga de trabalho, para não desgastar os atletas. Os desfalques que tínhamos por lesões estão recuperados e ainda teremos o retorno do Meira, que fez cirurgia em maio”, conta Cleber.

O Coronel também viajou antes e, até o fechamento da matéria, avaliava se faria ou não um treinamento na manhã de sábado.

Na temporada, o Coronel venceu os três jogos que fez nesta Série Prata e perdeu o confronto válido pela Copa União.

Fonte: Redação Jornal de Beltrão

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .