Futsal de Primeira

PR: Quarta vaga do grupo A no Estadual pode ser decidida por sorteio

21 de outubro de 2020 às 17:11:33


Se Marreco e Ampere empatarem em 0 a 0 e o Galo vencer o São José dos Pinhais por 2 a 0, o regulamento prevê o sorteio entre os amperenses e duovizinhenses

Restam apenas cinco jogos a serem realizados na primeira fase da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal (sendo que apenas dois no Grupo A) onde estão os rivais do Sudoeste: Pato, Marreco, Galo, Chopinzinho e Ampere. Está tudo embolado no grupo e somente quatro se classificam para as quartas de final. Como, neste ano, os jogos da primeira fase não são de ida e volta, não há tempo para recuperação no campeonato. Hoje, somente Cascavel e Chopinzinho estão matematicamente classificados. A Serpente é líder isolada com 100% de aproveitamento em seis jogos. Embora tenha apenas oito pontos, o Chopinzinho já está dentro pelo gol average, que é o primeiro critério de desempate. Qualquer combinação de resultados feita nesses dois jogos restantes classifica o time do técnico Rafael Salvetti, o Tonhão.

Por outro lado, Marreco, Ampere, Pato e Dois Vizinhos brigam por duas vagas ainda restantes. O São José dos Pinhais, que perdeu todas as partidas, já está eliminado. Na quarta-feira, dia 28, o Marreco joga em casa contra o Ampere e o Dois Vizinhos recebe o São José dos Pinhais. Quem está numa situação bastante complicada é o Pato Futsal, que não tem mais jogos a fazer na primeira fase e precisa torcer por uma goleada do seu rival Marreco contra o Ampere (acima de 5 a 0) sem que o Galo vença o São José.

Muitos cálculos estão sendo feitos nessa reta final da competição. Lembrando que quem ficar fora das quartas de final vai disputar uma outra competição da Federação Paranaense, a Taça FPF, que vai definir os dois rebaixados para a Série Prata e o campeão da competição se classifica para a Liga Sul 2021.

O Cresol/Mocelin/Dois Vizinhos, que hoje é o sexto colocado com 5 pontos, recebe o lanterna no Ginásio Teodorico Guimarães e tentará vencer com um bom saldo para garantir a sua classificação indiferente de qualquer outro resultado, pois se Marreco e Ampere empatarem, dependendo da combinação, o Galo pode vencer e mesmo assim ficar de fora.

Vaga pode ficar no sorteio
Em uma hipótese do Dois Vizinhos derrotar o São José dos Pinhais por 2 a 0 e Marreco e Ampere empatarem em 0 a 0, um dos classificados será decidido no sorteio, conforme prevê o regulamento da Série Ouro 2020. Isso porque o Galo ficaria com 8 pontos, 12 gols marcados e 12 levados. O Ampere também ficaria com 8 pontos, 12 gols marcados e 12 levados. Se fossem somente as duas equipes empatadas em número de pontos, haveria o confronto direto, que favorece o Dois Vizinhos. Mas essa hipótese de resultados deixaria quatro equipes com oitos pontos: Chopinzinho, Marreco, Ampere e Dois Vizinhos. Como Ampere e Dois Vizinhos ficariam com o mesmo gol average (1), empatando também nos demais critérios, a quarta vaga seria decidida no sorteio.

Portanto, o Dois Vizinhos precisa vencer por mais de 3 gols de diferença para se classificar sem depender de qualquer outro resultado. Porque assim, mesmo com um possível empate entre Marreco e Dois Vizinhos, o Galo teria melhor gol average que os amperenses. Uma confusão de números, não é mesmo?

Fonte: Adolfo Pegoraro – Jornal de Beltrão

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .