Futsal de Primeira

PR: Quedas prepara a volta ao futsal

08 de janeiro de 2021 às 18:20:34


Tarumã -ginásio tomado pela torcida foi uma fortaleza nos tempos da Série Ouro

Ambiciosos, os gestores sonham com a presença na Série Prata ainda em 2021

O ano que se aproxima marcará o retorno de um município que marcou época no futsal paranaense. Após após um hiato de dois anos, Quedas do Iguaçu terá um clube no Campeonato Paranaense.

A última aparição de uma equipe da cidade foi em 2018, quando foi eliminada na primeira fase da Série Bronze. Agora, os dirigentes da Associação Quedense pretendem “pular” a terceirona e partir direto à Série Preata, encurtando o caminho para a elite do futsal paranaense. 

A HISTÓRIA 

Em 2005 e 2010, Quedas esteve a Série Prata. Jogou a elite entre 2011 e 2013, sendo considero na época uma “pedra no sapato" dos adversários. O acanhado mas bem-posto ginásio Tarumã, tomado pela torcida, era uma fortaleza do time.

Durante os três anos em que esteve na Série Ouro, o Quedas não foi rebaixado. Foi 3º colocado da extinta Taça Paraná, em 2011. Mas no fim de 2013, atravessando dificuldades financeiras, anunciou sua retirada da Série Ouro. Curioso ou não, o fato é que o Quedas nunca foi rebaixado.

Em 2017 e 2018, um novo projeto, do Novo Quedas, tentou resgatar a tradição da cidade, mas a equipe não passou da Série Bronze.

2021

Embora registrada como Associação Quedense, o time que representará a Terra dos Pinhais nas quadras terá o nome fantasia"de Quedas do Iguaçu. A bandeira do município servirá como escudo. São formas encontradas pelos gestores Mohamed Sheriff - sudanense radicado no Brasil há 15 anos - e Emerson Lopes, o ‘Linguinha’, de apostar na identificação da equipe com os torcedores.

Emerson, o presidente, é natural de Campo Grande/MS, mas vive em Quedas desde 2001. Ele foi supervisor do time da cidade entre 2005 e 2006. Em 2003, fundou a Associação Quedense, que chegou a disputar a Série Bronze de 2013, no mesmo período em que o município vivia seu último ano de Série Ouro.

TÉCNICO DEFINIDO, ELENCO DESENHADO

O técnico do Quedas do Iguaçu está definido: será Eurico Souza. Ele passou anos no futsal internacional, dirigindo equipes da Itália e do Kwait. Embora prometa novos nomes, a diretoria já confirmou 21 jogadores. Entre eles, o goleiro Serra,que vestiu as cores do Operário Laranjeiras nos últimos dois anos. O pivô Mauro, o fixo Gally e o ala Carlinhos, que foram campeões da Bronze pelo Rubrão e estavam no CAC, também foram anunciados.

De acordo com ele, a localização geográfica de Quedas faz com que as despesas, como as taxas de arbitragem, sejam parecidas nas duas divisões.

UM PULO PARA A PRATA

Argumentando não querer perder tempo e dinheiro, Linguinha quer deixar de lado a Série Bronze e partir direto para a Série Prata. De acordo com ele, a localização geográfica de Quedas faz com que as despesas, como as taxas de arbitragem, sejam parecidas nas duas divisões.

Seria uma forma, segundo o dirigente, de “encurtar o caminho para a volta à Ouro”. Para conseguir iniciar a trajetória já na segundona, o Quedas precisa torcer por uma combinação de situações. É sabido que a Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) tenta, há anos, inflar a Série Prata. Em 2020, o estadual que foi projetado com onze times, teve nove devido a pandemia. Na contramão, a entidade promoveu seis ao invés de quatro clubes da Série Bronze para a Série Prata. 

Com isso, o estadual de 2021 já tem treze equipes. Sete remanescentes - Apaf de Paranaguá, ADAB Bituruna, CAD Guarapuava, Mariópolis, Pinhão, Pitanga, "e São Miguel - e seis promovidos - Medianeira, Mangueirinha, Fazenda, São Lucas de Paranavai e São Miguel - e seis promovidos (Medianeira, Mangueirinha, Fazenda, São Lucas, Apucarana e Itaipulândia). Contando com a intenção de ter 16 times no campeonato, a Federação deve convidar - respeitando a hierarquia da classificação - os demais clubes da Série Bronze.

Caso as três vagas não sejam preenchidas - o que é provável - o Quedas poderá entrar na Série Prata.

Fonte: Juliam Nazaré – Correio do Povo do Paraná via Paraná Top

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .