Futsal de Primeira

PR: Série Ouro começa no fim de semana com vários candidatos ao título

09 de março de 2023 às 09:32:38


Região oeste terá quatro representantes: Cascavel, Foz Cataratas, Esporte Futuro e São Miguel do Iguaçu

Vai começar um dos estaduais mais fortes, se não o mais, do futsal brasileiro. No mínimo, a Série Ouro do Paranaense é o mais equilibrado do Brasil. Seis jogos no fim de semana abrem a edição 2023, que novamente promete boas disputas e jogos com alto nível de competitividade. O campeonato tem o mesmo número de participante do ano passado, 14, mas chega com um formato diferente para aliviar a carga de jogos dos times que disputam também a Liga Nacional de Futsal.

Todos os times passaram por algum tipo de mudança para esta temporada, o que é natural nos esportes coletivos. Quem conseguiu manter uma boa base tem uma pequena vantagem de começar o Estadual mais entrosado. Quem mexeu bastante no elenco, se reforçou para chegar aos playoffs jogando de igual para igual com os principais concorrentes.

E candidatos aos títulos tem bastante. Na verdade, todos são, ninguém entra em uma competição desse nível apenas para participar. No entanto, sem hipocrisia, sempre tem os favoritos, por uma série de fatores: investimento, tradição, elenco e estrutura são alguns deles. Não são poucos os times paranaenses que tem todos esses elementos. Logo, não são poucos os favoritos.

Partindo do pensamento em que os times que disputam a Liga Nacional de Futsal já podem ser considerados mais fortes que os demais clubes, a lista tem sete instituições: Cascavel Futsal, Marreco, Umuarama, Foz Cataratas, Campo Mourão, Esporte Futuro e Pato Futsal. Há quem diga que o campeão da última edição também entra nesse ranking, então, o Chopinzinho seria mais um nome forte. Outro time que tem feito boas campanhas e chegado bem perto é o Dois Vizinhos. O Operário Laranjeiras também tem tido um bom desempenho desde que chegou na Série Ouro e quer o seu espaço entre os melhores novamente. Talvez, Dois Vizinhos e Operário não são apontados como favoritos, mas são os clubes que podem surpreender os “grandes”.

O Cascavel, maior campeão do Paraná com sete títulos, perdeu jogadores importantes: Ernani, Kevin, Gabriel Gurgel, Edimar e Dieguinho. Mas, manteve jogadores fundamentais: Gustavinho, Gessé, Ernandes, Jorginho e Zequinha são alguns deles. Se reforçou com Rabisco, Thales, Matheus, Obina e Igor Carioca. Outra novidade é Lucas Chioro no comando técnico da equipe. Independentemente de qualquer coisa, é o Cascavel Futsal, sempre favorito.

O Pato é atual campeão da Copa do Brasil e da Copa Paraná, mas não ganha o Paranaense há cinco anos e passou por uma grande reformulação para sair da fila de espera. Comandado pelo experiente Sérginho Lacerda, o time do sudoeste trouxe de volta Djony, Danilo Baron e Robério, esse último recuperado de um problema cardíaco que o afastou das quadras por dois anos. Caio Barros, Ian, Jedi e Vianna também foram contratados. Os experientes Cabreúva, Jackson Samurai, Jé e Sinoê permanecem no clube junto com outros 11 nomes. Teoricamente é um ótimo time. Esse ano o time vai disputar a Supercopa de Futsal, em Maracaju-MS, evento que vale vaga para a Libertadores.

Campeão Paranaense de 2022, o Chopinzinho mante no grupo alguns jogadores que foram destaques na campanha do título. Elenílson, que vai para sua quarta temporada na Acel, Max, Emerson e o paredão Hulk ficaram. Nomes importantes também saíram: Ian, que foi para o Pato, Sol Sales, Douglas, Delduque e Eric. O atual campeão trouxe bastantes jogadores jovens, alguns do sub-20 poderão ser utilizados no elenco adulto, mas, também vieram jogadores que já disputaram a Série Ouro: Lukinha, que estava no Dois Vizinhos, Edimar, ex-Marreco, Matheus Kogikoski, ex-Pato e Marco Túlio, ex-Guarapuava. Mazetto, vice-campeão da Liga Nacional com o Atlântico, também foi contratado. O técnico Daniel Jr, um dos grande responsável pelo título, renovou com o Chopinzinho.

O Foz Cataratas, bicampeão em 2018 e 2019, manteve 10 jogadores da temporada passada: o goleiro Peixe, os Fixos Pedro Beraldo e Léo Evangelista, alas Rodrigo Trentin, Bola, Willian Brandão e Dudu Farias e os pivôs Pajé, José Marquardt e Raul. O time comandado por Vanildo Neto se reforçou com seis jogadores: os goleiros Delduque e Eventon Oliveira, os fixos Gleidson, Daniel Feitosa, que volta ao Azulão, Malcon, Juninho e o pivô Bob. A expectativa é boa. O Foz Cataratas venceu o Cascavel Futsal por 2 a 1 em amistoso de pré-temporada.

Outro representante do oeste do Paraná é o Esporte Futuro. O principal nome do elenco é o fixo Biel, que passou por grandes equipes do cenário nacional, inclusive defendeu o Cascavel Futsal em 2020, e jogou em 2022 no Carlos Barbosa. O elenco tem 18 atletas à disposição do técnico Eduardo Morruga. Até o último ano, o projeto tinha sede no município de Marechal Cândido Rondon e agora está em Toledo. Renovaram com o projeto: o goleiro Índio, os fixos Biro e Quixeré, os alas Gui Falcão e Gabriel Gomes e o pivô Gilvan. Entre os contratados estão o goleiro Renato, ex-Campo Mourão, o fixo Feijão, ex-Foz Cataratas, os alas Alysson “Formiga”, ex-São Miguel, Jonas, ex-São Miguel, Dickson, ex-Marreco e Dinei, ex-Tatuí-SP e o pivô Samuel, ex-Carlos Barbosa, além de Biel. O projeto Esporte Futuro ainda promoveu três jovens do time sub-20: o goleiro Guilherme Michalski, o ala Victor e o pivô Gabriel.

O Marreco, de Francisco Beltrão, fez uma temporada de 2022 bem abaixo do que se esperava e para 2023 mudou quase 100% do elenco. Depois de um ano bem longe da briga por títulos o time anunciou 15 novos nomes. Chegaram ao time paranaense os goleiros Renan Secco, Rafael Freitas e Zé Vinicius, os fixos Fernando e Lucas Otanha, os alas Darrieer, Ceará, João Lucas, Nefi, Ricardinho, Luiz Henrique, Everton, Kaiki e os pivôs Lucas BH e Meleca. Além do técnico Banana, apenas cinco jogadores tiveram seu vínculo renovado com o clube. O fixo André, o pivô Thiago e os alas Athirson, Tony e Gabriel Ligeiro são os remanescentes para 2023.

O Campo Mourão, time mais antigo em atividades do futsal paranaense, vai ser novamente comandado pelo técnico Juninho. O time foi finalista da Série Ouro em 2021 quando ficou com o vice ao ser derrotado pelo Cascavel Futsal. O ala/pivô Tom, de 31 anos, é um dos que seguem no Campo Mourão Futsal. Quem também fica é o goleiro Ângelo e o ala Douglinhas. Entre as contratações bons nomes foram anunciados. O reforço Lé, campeão da LNF em 2022 pelo Corinthians, é uma das esperanças do torcedor do Carneirão. Sol Sales, campeão da Série Ouro com o Chopinzinho em 2022, também chega com boas expectativas. Além deles também foram anunciados o goleiro Thiago, que estava no Tubarão-SC, os fixos Léo Costa, ex-Umuarama, e Gui Lima, que era do Apucarana, os alas Lion, ex-São José, e Guilherme, ex-Assoeva, e os pivôs Biel, ex-Foz Cataratas, Caio Júnior ex-Olimpus Roma/Itália, e Pedro Carioca, ex-Carlos Barbosa. Saíram Renato, Dudu Machado, Malcom, Bruninho, Leandro Caires, Silva e Felipe.

O Umuarama também passou por uma grande reformulação. Com passagem mais recente pelo Minas Tênis Clube, Peri Fuentes assumiu o comando técnico da equipe no lugar de Nei Victor, que vai dirigir o Mangueirinha. São 10 caras novas no elenco. O goleiro Melão, ex-Marreco, os fixos Lucas Faria, base do Magnus, e Lucas Scheffer, ex-Minas, os alas Mateus Ferro, que estava em Portugal, Douglinhas, ex-Joinville, Ricardinho, do futsal cearense, Alex Bagriel, ex-Praia Clube, os pivôs Tintim, ex-Corinthians, Lucas Soldado, ex-Apucarana, e Kaio, ex-Praia Clube. Seis jogadores permanecerão na equipe de 2023: os alas Geovani Santos, Murilo Guimarães (Mura) e Guilherme Ouchita, os fixo Léo Café e Daniel Mosconi e o goleiro Luccas Hentz.

Esse ano a Série Ouro do Parananse foi dividida em dois grupos. No Grupo A estão: Campo Mourão, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Marreco, Foz Cataratas, CAD Guarapuava e São Miguel. Na Chave B estão: Cascavel Futsal, Operário Laranjeiras, Pato Futsal, Ampére, Toledo/Esporte Futuro, Umuarama e Mangueirinha. No 1º turno os jogos são dentro de cada grupo. No 2º turno os jogos serão entre os integrantes do grupo A contra os do grupo B, só ida. E no 3º turno os jogos serão novamente dentro dos grupos, com mando invertido em relação ao 1º turno.

Veja os duelos da 1ª rodada:

Grupo A

11/03 – 20h – Guarapuava x Dois Vizinhos

11/03 – 20h – São Miguel x Chopinzinho

11/03 – 20h15 – Foz Cataratas x Campo Mourão

Grupo B

11/03 – 19h – Cascavel x Mangueirinha

11/03 – 20h – Umuarama x Operário Laranjeiras

11/03 – 20h30 – Esporte Futuro x Pato

Fonte: Redação CATVE.com

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .