Futsal de Primeira

RS: Em jogo decidido nos pênaltis, Cerro Largo é eliminado da Copa dos Pampas

22 de setembro de 2022 às 09:03:01


Faltou muito pouco para que o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker fosse semifinalista da Copa dos Pampas. Com uma atuação grandiosa, o time missioneiro não se intimidou jogando fora de casa diante do Horizontina Futsal na terça-feira, 20 de setembro, fazendo uma partida de igual para igual. Foi com muito suor que os donos da casa conseguiram, nas penalidades, levar a vaga para a semi.

Sem a Copa dos Pampas para disputar, o Leão Missioneiro foca agora totalmente no Gauchão Série C. Com pouco tempo para recuperar seu elenco após uma exaustiva eliminatória, a comissão técnica do Cerro trabalha visando a final da Taça de Inverno, título de fechamento da primeira fase do Gauchão, que antecede as eliminatórias do mesmo. A final da Taça de Inverno será disputada em jogo único, contra a AEF, em Entre-Ijuís, a partir das 20h.

O jogo

O Cerro Largo iniciou a partida em Horizontina com Jacky, Thauan, Peixoto, Enzo e Deivid. As coisas não começaram nada bem para os visitantes, que levaram o primeiro gol com apenas 24 segundos de jogo. Em um rápido cruzamento rasteiro, Teves, no segundo pau, recebeu e tocou para as redes, sem marcação.

O Cerro tentou se achar na partida, sem deixar o gol sofrido pesar, mas em um lance individual o Horizontina chegou ao segundo gol. Com 5min24seg, Léo Ibaldi arrancou do meio da quadra, evitou a marcação e chutou rasteiro no canto do gol. Com o escore de 2x0, a torcida de Horizontina fazia a festa no ginásio Edio Stoll. O técnico Igor Poffo trocava algumas peças para dar fôlego e ao mesmo tempo manter o time dentro do jogo. Entravam Airton, Yago, Gustavo e Gui, mas os visitantes não conseguiam levar muito perigo ao goleiro Ramon, do Horizontina.

As trocas foram se sucedendo até que, com Thauan, Peixoto, Andrei e Timoteo em quadra, saiu o gol de desconto no marcador. Peixoto carregou pela ala esquerda, passou por dois marcadores e, quando chegava na linha de meta, chutou forte. A bola passou por Ramon e Timoteo escorou para marcar o primeiro gol do Cerro Largo na partida, com 14min30seg jogados. O gol fez bem ao time visitante, que se encontrou no jogo na segunda metade do primeiro tempo.

O jogo ficou mais corrido e o número de finalizações aumentou. Em uma grande jogada, Willi tirou do marcador e chutou a gol, obrigando Jacky a fazer uma grande defesa, restando 2min18 para o intervalo. No último minuto, mais chances do Cerro. Thauan interceptou passe do Horizontina e partiu para a finalização. Ramon avançou para tirar o ângulo do jogador do Cerro e Thauan acabou acertando a trave! Em outro lance ofensivo, no pivô, Yago dominou e chutou contra a marcação. A bola desviou e Ramon tirou com o pé!  

Segundo tempo

Mesmo após um término de primeiro tempo muito proveitoso, o Cerro Largo levou o terceiro gol no início da etapa complementar. Teves roubou a bola e tabelou com Felipe Monteiro, recebendo novamente dentro da área e marcando seu segundo tento na partida, com 1min40seg. Mais uma vez foi preciso calma para que os jogadores assimilassem o golpe e não perdessem o foco no jogo.

Com 7min26seg de jogo o Cerro conseguiu descontar mais uma vez. E o gol foi novamente do pivô Timoteo. Se no primeiro gol ele teve uma bela ajuda de Peixoto, no segundo foi Thauan que cabeceou e a bola subiu até chegar em Timoteo. Ele dominou e, com um giro rápido e um chute preciso de perna esquerda, surpreendeu totalmente Ramon: 3x2 no placar. Neste momento o jogo já era de igual para igual e o Cerro já havia deixado pra trás qualquer resquício daquele time que iniciou o jogo perdendo por 2x0.

Passando para a segunda metade da etapa complementar, Puia limpa a marcação e chuta a gol, fazendo Ramon ir buscar a bola que ia na gaveta. Segundos depois, Peixoto, pela direita, invade a área e Ramon se estica para pegar a bola dos pés do ala do Cerro, mas Peixoto consegue evitar e toca na saída do goleiro, acertando o poste! A pressão do Cerro era enorme e o gol de empate veio pelo pé de Thauan. Restando cerca de 8min para o final do jogo, do escanteio, Thauan passou para Peixoto, que chutou. Ao invés de ir para o gol, a bola voltou para Thauan, que emendou chute cruzado: 3x3 no escore!

Ninguém cedia na disputa pela vaga na semifinal. A partida exigia tudo dos atletas em quadra. Partindo para o último minuto de jogo, ambas as equipes estavam com cinco faltas anotadas e nada estava definido. A pequena torcida de Cerro Largo comemorava o grande jogo que sua equipe fazia em Horizontina e, restando 16 segundos para o fim, os visitantes explodiram em alegria com o gol da virada. Pela ala esquerda, Peixoto, de frente para o marcador, balançou em direção ao meio da quadra, mas puxou para a lateral e chutou, marcando o tento que virou o marcador!

Tão surpreendente como o gol da virada do Cerro Largo foi o que veio a seguir. Com os ânimos à flor da pele, o Horizontina partiu com goleiro linha para buscar o empate que levaria a partida para a prorrogação. Em uma trama perfeita com Viana como goleiro linha, Xande achou Felipe Monteiro dentro da quadra do Cerro Largo, no lado direito de Jacky. Sem marcação, ele chutou para dentro do gol e aí quem explodiu em êxtase foi o ginásio Edio Stoll com a torcida de Horizontina: 4x4, restando cinco segundos para o final do jogo!

Prorrogação e pênaltis

Com cinco minutos para cada lado, a prorrogação teve chances de ambos os times, mas ninguém balançou as redes. As melhores chances do Cerro ocorreram no primeiro tempo. Em um lance, Timoteo pisou e passou para Gustavo chegar em velocidade e chutar bola que passou perto do gol de Ramon. Thauan também chegou perto do gol no final do primeiro tempo da prorrogação, quando recebeu de Timoteo no meio da quadra e avançou para encher o pé, mas Ramon fez a defesa.

No segundo tempo foi Jacky que tratou de fazer uma grande defesa, no canto direito, em chute de longa distância de Leozinho, mantendo seu time vivo para as penalidades. Restando 1min48seg, em cobrança fraca de lateral do Horizontina, Gui interceptou e partiu em velocidade para o gol, mas, quando ia concluir, Viana conseguiu cortar.  

Assim, a decisão foi para as penalidades. Nas cobranças, o Horizontina se saiu melhor e converteu seis chutes contra cinco do Cerro Largo. Fim de linha para o Cerro Largo Futsal na Copa dos Pampas, em um enfrentamento digno de uma decisão, contra um adversário de Série A, o último representante da Série C na competição disse adeus de cabeça erguida.              

Fonte: Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .