Futsal de Primeira

RS: FGFS e Liga Gaúcha bem próximas da unificação

10 de fevereiro de 2021 às 10:49:53


Está bem encaminhado o entendimento entre Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e a Liga Gaúcha pela unificação das competições da modalidade no Rio Grande do Sul. Assim os memoráveis clássicos entre Assoeva, ACBF e Atlântico e que por tantas vezes se defrontaram nas finais do Campeonato Estadual de Futsal, estão por voltar a agitar o torcedor.

A notícia pela unificação das duas entidades foi anunciada na segunda-feira à noite, 8, pelo presidente da FGFS, Vianei Hammes, no programa Terra Esportes, da Terra FM 105,1. Em entrevista, Hammes contou que ainda em janeiro, em Venâncio Aires, foi realizada uma reunião entre os diretores das equipes Assoeva, ACBF (Carlos Barbosa) e Atlântico (Erechim) onde foi discutida e avaliada como necessária a aproximação não apenas dos clubes e sim das entidades que comandam as principais competições do salonismo gaúcho. “Sem vaidades, ambas entidades avaliam que para fortalecer ainda mais a modalidade no Rio Grande do Sul, se deve é caminhar juntos. O entendimento de agora em discussão é pelo mesmo rumo. O momento é de unir forças pela retomada do futsal. Está tudo bem encaminhado e os caminhos levam pela unificação FGFS/Liga Gaúcha. Na minha avaliação é um grande avanço esse entendimento para a modalidade”, disse Hammes.

O próprio entendimento entre as entidades, segundo ele, está bem adiantado. Além da união de forças entre os três representades gaúchos na Liga Nacional, as lideranças das duas entidades entendem que é necessário o futsal estadual ter o rumo certo. “Com a unificação vamos ter as maiores equipes em competição única. Aqueles clássicos de encher os olhos do torcedor estão prestes a voltar. Estamos trabalhando para isso”, declarou Hammes.

Ao longo desta semana as lideranças das duas entidades voltam a se reunir para avançar ainda mais na questão da unificação. “O encontro na sede da Liga Gaúcha, em Porto Alegre, será para traçarmos alguns projetos tanto em termos na busca por receitas, patrocínios, como das competições ao longo de 2021”, enfatiza Vianei Hammes.

Em 2016 foi a última temporada em que Assoeva, ACBF e Atlântico disputaram a Série Ouro. Em 2017 e 2018 o trio disputou a Liga Gaúcha. Nas temporadas seguintes, a Assoeva optou pela Série Ouro da FGFS enquanto que as outras duas equipes citadas resolveram permanecer na Liga Gaúcha.

Vianei Hammes na presidência da FGFS

Nas eleições para a presidência da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) em 2018, Vianei Hammes foi convidado para o cargo de vice-presidente. César Cabral liderou a chapa que em uma eleição ‘conturbada’ acabou vencendo.

Cabral se afastou da presidência por licença saúde em maio de 2019. Hammes assumiu então a entidade mas diante da impossibilidade de estar em Porto Alegre todos os dias conforme os trabalhos da entidade, foi acordado que o secretário geral, Ivan Rodrigues dos Santos, gerisse a entidade.

Ao término de 2020 surgiram denúncias de supostas irregularidades na contabilidade. “O Conselho Fiscal não aprovou as contas apresentadas em partes pelo presidente. Fui alertado inclusive por funcionários da FGFS sobre a situação. Outras pessoas próximas também nos alertaram sobre as irregularidades”, cita Hammes.

Diante das irregularidades, Ivan Rodrigues foi afastado e com isso Vianei Hammes novamente assume o posto maior da Federação Gaúcha de Futsal.

Fonte: Roni Müller – Folha do Mate

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .