Futsal de Primeira

RS: Parceria entre Feevale e UJR completa 20 anos

06 de abril de 2021 às 16:24:16


Título da Taça Brasil Sub-20 foi conquistado em 2011
 

Durante esse período, milhares de crianças, jovens e adultos tiveram as suas vidas impactadas em âmbito social, esportivo e profissional 

Uma das parcerias mais vitoriosas e duradouras do futsal gaúcho comemora 20 anos em 2021. A relação entre a Universidade Feevale e a União Jovem do Rincão (UJR), que começou no futsal feminino em 2001, hoje, é um dos principais casos de sucesso de uma parceria entre uma agremiação esportiva e uma universidade, que se unem para proporcionar melhorias em sua comunidade. A atuação conjunta possibilitou a formação social, esportiva e profissional de mais de 10.000 crianças, jovens e adultos até hoje. Durante duas décadas, todas elas tiveram as suas vidas impactas por essa parceria.   
 
Atualmente, são beneficiados mais de 1.300 alunos e atletas dos projetos da UJR, sendo 600 meninos e meninas no Futsal Social, que atua em seis comunidades em situação de vulnerabilidade social de Novo Hamburgo, 600 alunos e alunas na Escola de Futsal, que está localizada em quatro cidades da Região Metropolitana, e mais 110 atletas nas cinco equipes de categorias de base. Ainda no âmbito esportivo, o apoio da Feevale proporciona a manutenção das equipes universitárias, masculina e feminina, organizadas pelo tricolor hamburguense e que contam com 40 atletas sendo beneficiados com bolsas de estudo. 
 
Além de questões relacionadas diretamente aos projetos da UJR, a parceria entre o tricolor hamburguense e a Universidade implica em uma série de possibilidades de qualificação e formação profissional a diversos acadêmicos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Design, entre outros. Nesse contexto, o clube surge como um espaço para a implementação das práticas desses estudantes, por meio da participação deles em ações de ensino, pesquisa e extensão universitária.  
 
Dentro das quatro linhas, a UJR/Feevale também possui histórico positivo, com cinco conquistas importantes, como: Taça Brasil Sub-20 (2011); quatro Estaduais, dois com a categoria Sub-20 (2009 e 2010) e dois com a Sub-15 (2012 e 2013); três vice-campeonatos com o Feminino adulto (2002, 2003 e 2004); dois vice-campeonatos com a Sub-20 (2008 e 2012); dois vice-campeonatos com a Sub-17 (2008 e 2018); e um vice-campeonato com a Sub-13 (2014). Além disso, durante esse período, foram conquistados 14 títulos e três vices do Jogos Universitários Gaúchos (Jugs), bem como três títulos, um vice-campeonato e dois terceiros lugares dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) - todos com as equipes universitárias masculina e feminina.  
 
Para o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, a continuidade da parceria com a UJR consolida os laços da Instituição com a sua comunidade. “Ela abrange muito mais que as equipes e campo de estágio aos acadêmicos, nos possibilita a nossa atuação na comunidade. Promove impactos socioeducacionais que transcendem a questões relacionadas ao esporte, proporcionando educação, saúde e qualidade de vida a centenas de pessoas”, destaca. “Essa parceria é importante para ambos e se fortalece com essa renovação, principalmente por conta do período que estamos passando”, enfatiza Marcelo Curth, coordenador do projeto Esporte Universitário Feevale.  

O presidente da UJR, Luís Gustavo Azeredo, afirma que os 43 anos do clube são divididos em dois momentos: antes e depois da parceria com a Feevale. "A Instituição sempre acreditou nos projetos e se tornou nosso grande parceiro, emprestando seu nome e sua credibilidade às nossas ações. Isso nos abriu inúmeras outras portas e possibilitou, também pela competência e empenho dos nossos colaboradores, que a UJR alcançasse uma significativa importância nas comunidades local e regional”, finaliza.

Fonte: Assessoria Feevale

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .