Futsal de Primeira

RS: Prevenção de lesões ganha sequência de trabalho para atletas do Atlântico

17 de março de 2023 às 09:57:02


Exercícios de propriocepção são desenvolvidos pela Fisioterapia do Clube

Propriocepção é a habilidade funcional de reconhecer e avaliar a localização espacial do corpo, sua posição e orientação. Sendo essencial, em termos de eficiência e segurança, para a execução de qualquer movimento, essa capacidade pode ser aprimorada por meio de exercícios e é esse o trabalho que o setor de Fisioterapia tem realizado com a equipe do Atlântico.

Segundo Diogo Tapia, um dos fisioterapeutas do Clube, a propriocepção ocorre por meio de informações posturais e posicionais que o corpo envia ao sistema nervoso central por meio de receptores encontrados em nossos músculos, tendões, ligamentos e articulações.

“Os exercícios de propriocepção são utilizados tanto na prevenção quanto na reabilitação das lesões em músculos esqueléticos”, apontou o fisioterapeuta.

Ele destaca ainda que o Clube tem tido maior ênfase neste trabalho durante a pré-temporada, em conjunto com a preparação física. “Nosso principal objetivo neste momento é prevenir lesões e patologias durante todo o ano. Por isso é importante realizar esses exercícios durante a pré-temporada”, concluiu Tapia.

Atuam também no Departamento os fisioterapeutas Cerineu Araldi e Gilberto Fiorentin Junior.

O Atlântico está a uma semana de estrear na Liga Nacional de Futsal. No dia 25, recebe o Minas, em Erechim, na abertura da temporada de competições oficiais.

Fonte: Edson Castro - Prime Com

 

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .