Futsal de Primeira

RS: Tudo pronto para a Liga Gaúcha Feminina Sicoob em Uruguaiana

27 de novembro de 2020 às 08:50:20


Uruguaiana será palco de um momento histórico para o futsal gaúcho neste final de semana. Acontecerá lá, em um esforço de toda a modalidade em um ano de pandemia, a Liga Gaúcha Feminina Sicoob de Futsal entre os dias 28 e 29 de novembro. Será um quadrangular sediado, com a bola rolando a partir da tarde deste sábado.

Estão confirmados na competição a Celemaster, que é dona da casa e joga pela hegemonia do futsal feminino gaúcho, o Palestra, de Erechim, o Boa Parada, de Cruz Alta, e o Luma, de Canoas.
Sediante, a equipe de Uruguaiana é a atual tricampeã estadual. No ano passado, o clube bateu a ACBF na final, justamente no ginásio que receberá as quatro equipes neste final de semana.

"Antes da pandemia teríamos oito competições para disputar, estávamos com o grupo de jogadoras já em plena fase de preparação quando as atividades foram suspensas. Ainda assim, conseguimos manter a maior parte das atletas de fora da cidade aqui em Uruguaiana desde março, esperando as competições. Agora é a retomada", avalia o técnico da Celemaster, André Luiz Malfussi.

Quem também estava com tudo pronto para estrear na Liga Gaúcha de 2020, lá no começo do ano, era o Boa Parada, de Cruz Alta, que tem na competição a concretização dos objetivos deste ano complicado.

"Temos treinado quando as bandeiras do distanciamento nos permitem, mas vamos compensar essa situação com a experiência e o entrosamento que as nossas atletas têm. Apesar do clube ser estreante na Liga, temos um time bem acostumado com o estadual", aponta o técnico da equipe, Leandro Araújo.

O Palestra, de Erechim, também plaejava estrear na Liga Feminina em 2020. A pandemia complicou um pouco os planos, mas a garantia da competição reanimou o clube.

"Não tivemos muito tempo para treinar e formar um grupo de jogadoras maior, mas tendo uma grande competição este ano, já é uma conquista", afirma Luis Helfenstein, que comanda a equipe.

O quadrangular será completo por uma novidade promissora. O Luma, de Canoas, planejava ingressar na Liga Gaúcha Sicoob em 2021. A possibilidade de disputar a competição sediada, porém, abriu a possibilidade para mostrar a todo o Estado o projeto bem sucedido de formação de atletas, desenvolvido desde 2012.

"Será um grande desafio para nós, o maior no futsal feminino adulto. Temos um histórico de conquistas na base, mas esta evolução para o adulto será inédita para as nossas meninas. Temos um time bastante jovem, com média etária entre 18 e 20 anos. Vamos para a competição mostrar estes valores que temos desenvolvido para revelar jogadoras que hoje brilham em todo o país", diz Luciano Henrique Cristo, que é um dos fundadores e treinador do Luma.

As delegações chegarão a Uruguaiana no sábado, e receberão, por parte da organização conjunta entre a Celemaster, Liga Gaúcha, parceiros comericiais do clube e da prefeitura de Uruguaiana, alimentação e alojamentos em escolas do município.

"Estamos muito satisfeitos de ver como a união dos clubes possibilitou superarmos este momento tão complicado provocado pela pandemia. É um orgulho conseguirmos executar mais uma competição da Liga Gaúcha. Ganha principalmente a modalidade feminina, que precisa continuar evolundo cada vez mais", diz o presidente da Liga, Nelson Bavier.

Confere a tabela de jogos:
Sábado
18h: Luma x Celemaster
20h30min: Palestra x Boa Parada
Domingo
9h: Luma x Palestra
11h: Celemaster x Boa Parada
15h: Luma x Boa Parada
17h: Celemaster x Palestra

Fonte: Assessoria LGF

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .