Futsal de Primeira

SC: Audiência pública na Alesc discute retorno do esporte

06 de abril de 2021 às 09:56:54


Presidente da Fesporte, Kelvin Soares, durante audiência virtual

Retorno das atividades esportivas com segurança sanitária em decorrência da pandemia da Covid 19. Este foi o tema central da audiência pública virtual organizada pela Comissão  de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) na tarde desta segunda-feira, 5. O encontro, que teve o objetivo de discutir as portarias e decretos estaduais que restringem a prática de esportes em função do coronavírus, teve a participação do presidente da Fesporte, Kelvin Soares, diversas autoridades da área esportiva, além de Eduardo Macário, superintendente de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina.

Antes de iniciar os debates, Krelling pediu um minuto de silêncio para o desportista João Kiyoshi Okuti, ex-presidente da Fesporte que faleceu na semana passada por causa da Covid-19. Em seguida, o parlamentar defendeu o retorno das atividades esportivas, principalmente do chamado desporto de participação, com protocolos unificados de segurança sanitária.

“Os complexos esportivos estão à mercê de normas com interpretações equivocadas, a maioria está sem trabalhar desde o ano passado”, comentou Krelling. “Não é só a questão econômica, estamos falando da importância do esporte para a saúde das pessoas. O esporte não é o vilão. Queremos mostrar que o esporte é importante na prevenção.”

O presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Kelvin Soares, disse, durante a audiência, que a entidade trabalhou nos últimos dias na elaboração de uma norma voltada às atividades esportivas, com protocolos sanitários mais concretos. “A equipe da Fesporte se debruçou nesse documento, que é mais sintético e elucidativo”, disse.

Kelvin destacou ainda que a norma será um um documento muito mais concreto, elucidativo, mais sintético. "Ele será fundamental para que o esporte possa voltar com segurança para ser o vetor da saúde, da educação, do desenvolvimento social e o vetor do desenvolvimento econômico”.

O superintendente da Vigilância em Saúde informou que a unificação das normas sanitárias voltadas às atividades esportivas será encaminhada para avaliação da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para que ela possa aprová-la. “Teremos nos próximos dias uma legislação mais segura e queremos contar com todos para a sua divulgação e também para retomar as atividades, não como era antes, mas de uma forma muito mais segura”, disse Macário.

Ele ressaltou que Santa Catarina atravessou, nas últimas semanas, o período mais complicado da pandemia e, por isso, foi necessária a adoção de medidas que restringiram várias atividades, entre elas as esportivas. “O esporte sempre foi visto como um grande parceiro”, afirmou. “Essas atividades precisavam ser retomadas com a devida segurança para quem pratica, quem trabalha e os familiares.”

Manifestações

O deputado Fernando Krelling entende a gravidade do momento, mas defendeu que a retomada das atividades em arenas esportivas deve ocorrer. “Não dá mais. O cidadão não consegue mais esperar, não tem mais fôlego financeiro e nem saúde física para isso.”

Os participantes da audiência insistiram que a prática esportiva é fundamental como prevenção não apenas à Covid, mas a várias outras doenças. Afirmaram que artigos científicos têm apontado que os índices de internação e de morte pelo coronavírus são menores em pessoas que praticam atividade física.

O médico Artur Haddad Herdy, cardiologista da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), considera que a atividade física deve ser compreendida como uma proteção individual. Para ele, apesar dos riscos de contaminação pela Covid, os benefícios com a prática de esportes para a saúde são muito maiores.

A presidente do Conselho Estadual de Esporte (CED-SC), Michele Serejo, afirmou que os profissionais do esporte precisam ser ouvidos na definição dos regramentos.

Representantes da Associação Catarinense de Centros Esportivos (ACCE) também participaram da audiência. James Stringari afirmou que não há registro de óbitos por Covid entre os frequentadores das arenas associadas.

Ed Pereira, da Secretária de Esporte e Lazer de Florianópolis, e Natália Petry, titular da mesma Pasta em Jaraguá do Sul, defenderam que haja diálogo com os profissionais do esporte antes da edição dos decretos restritivos. “O esporte é a vacina que todos têm direito nesse momento”, disse Pereira.

Os deputados Ricardo Alba (PSL), Mauricio Eskudlark (PL) e Valdir Cobalchini (MDB) participaram do debate .

Fonte: Agência Alesc / Foto: Antônio Prado – Fesporte

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .