Futsal de Primeira

SC: Projeto social busca se tornar referência na região de Lages

14 de abril de 2021 às 18:49:26


Iniciativa estimula a prática esportiva e o desenvolvimento social

Com o objetivo de contribuir com a educação, engajamento e capacitação de jovens, o projeto “Talentos do Futebol/Futsal” iniciou em 2018 com as atividades no campo do bairro Santa Catarina, em Lages. Em 2020, além dos trabalhos no campo, o projeto também deu início as atividades em quadras. A iniciativa atende jovens com idade entre 15 e 23 anos.

O trabalho é totalmente voluntário e as aulas ocorrem todos os sábados. De acordo com o idealizador do projeto, Nathan Barbosa, o trabalho é um complemento para as atividades esportivas, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e social, associados ao lazer e a qualidade de vida.

O coordenador comenta que sempre quis fazer algo voltado ao esporte e saúde, diferente do seu trabalho diário como engenheiro. “Peguei o futebol de campo que é uma paixão nacional e baseado nisso, estruturei e criei o projeto sem fins lucrativos, voltado a formação de jogadores e trabalho em equipe”, destaca Nathan.

O projeto é divido em três etapas com duração de dois anos. A primeira é de seis meses, onde o projeto trabalha com o atleta na posição que ele irá jogar. Na segunda parte, com a mesma duração da anterior, o jogador continua se aprimorando, mas já participa de amistosos entre clubes da região serrana. No último ano, o atleta treina e trabalha as particularidades e já começa a participar de torneios e campeonatos.

De acordo com o coordenador adjunto, Paulo Nunes, a dinâmica é trabalhar com jovens entre 15 e 23 anos e na medida em que o projeto cresce também envolver crianças. “Trabalhamos nessa faixa etária porque é mais fácil um jovem se envolver com coisa errada. Por enquanto a ideia é fazer o projeto crescer e aos poucos incluir crianças”, explica o coordenador.

Por enquanto o projeto está com todas as vagas preenchidas e a ideia é evoluir cada vez mais. “É óbvio que queremos mais, só que fazemos as coisas com o planejamento possível, em caso de vaga aberta, o jogador entra em contato com os coordenadores e após uma reunião pode ser integrado ao grupo, a única exigência é o compromisso e respeito com todos”, explica Paulo.

Segundo Nathan, o projeto visa a prática do futebol e aprendizagem, o desenvolvimento social e humano. “O projeto tem como missão ser reconhecido pelo forte compromisso e envolvimento social, visando o bem-estar e saúde dos atletas, possibilitando o desenvolvimento e disseminação das práticas esportivas, contribuindo efetivamente na formação dos jovens como cidadãos”, finaliza o idealizador.

Fonte: Lucia Chaves – EsporteSC / Fotos: Divulgação/Talentos do Futebol-Futsal

Compartilhar notícia
Futsal de Primeira informa: .